A construção de novas redes de esgoto altera a rotina de moradores e motoristas que trafegam pelo loteamento Jardim Itália, entre os bairros Santa Lúcia e Santa Catarina, em Caxias do Sul. Desde novembro do ano passado já foram instalados quase três quilômetros de extensões de rede. O número representa 36% dos cerca de oito quilômetros de tubos e ligações previstos para serem instalados até dezembro.
Nesta quarta-feira (14) os serviços são realizados em dois pontos da Rua Ernesto Zanrosso, com abertura da pavimentação. De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que trabalha na implantação do esgotamento sanitário, o investimento é de R$ 3 milhões e passa pelas ruas João Pratavieira, Mário Donato Rossi, Quitéria Mano, Modesto Dias dos Santos e Bellino Bergozza.
A repavimentação asfáltica após a conclusão dos serviços é de responsabilidade da Codeca, que já recolocou os paralelepípedos em ruas que receberam os investimentos. De acordo com o Samae, o traçado projetado permite o funcionamento apenas por gravidade, sem necessidade de estações de bombeamento e leva o esgoto sanitário gerado na região ao Sistema Tega para tratamento adequado.
Ainda de acordo com o Samae, os investimentos fazem parte da meta do Marco Legal do Saneamento Básico, que estabelece até dezembro de 2033 o prazo para que os municípios tratem 90% do esgoto gerado. A empresa responsável pela execução da obra é a Prosul Empreendimentos e Construções.