Moradores do bairro Cidade Nova em Caxias do Sul querem dar vida a rua Abel Postali através do plantio de árvores, hoje inexistentes no trecho entre as ruas Francisco Lorenzi e Raimundo Magnabosco. O endereço abriga a Escola de Educação Infantil Nivaldo Kercher de um lado e de outro a Praça Estação Cidadania (Ceu). Com dois equipamentos públicos que recebem crianças e famílias todos os dias, a Abel Postali merece, na opinião de quem passa por ali, ganhar as cores e a sombra das árvores.
O projeto desenvolvido pela arquiteta e moradora do bairro, Renata Citolin foi divulgado na quarta-feira (28) pela página Cidade Nova no Facebook e ganhou a aprovação da comunidade que acenou de forma positiva ao plantio de 28 mudas. Com flores roxas, rosas e amarelas, o projeto sugeriu que sejam plantadas árvores de pequeno porte como Resedás, Tibouchinas granulosas e Sennas macrantheras.
Realizado a pedido do fotógrafo e morador do bairro, Jackson Cardoso, o projeto paisagístico é assinado também pelos arquitetos Deivid Souza e Felipe Kammler. A arborização leva em consideração plantas que não comprometam o pavimento das calçadas e nem atinjam a fiação elétrica.
Para Cardoso, a atitude é simples e pode mudar a convivência da comunidade com o local em que mora. Com a concordância dos vizinhos o projeto agora será apresentado às secretarias de Turismo e Meio Ambiente para que ganhe apoio do poder público na idealização.
— Caminho com frequência por ali, a rua não tem vida. Olha como é bonita a Alfredo Chaves com os plátanos — pondera o morador que convida para que outros entusiastas levem a ideia a novos locais da cidade.