Centenas de pessoas acompanharam o Desfile Cívico realizado em Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira (7). A celebração do 7 de Setembro deste ano marcou a retomada do evento, que não ocorria desde 2019, em função da pandemia, e também o Bicentenário da Independência do Brasil, tema predominante nas apresentações que se encerraram às 11h40min. Mais de quatro mil pessoas integraram o desfile, representando 43 entidades e escolas no trajeto da Rua Sinimbu, do cruzamento com a Andrade Neves até o cruzamento com a Garibaldi, no Centro.
A programação teve início por volta das 8h30min, na altura da Praça Dante Alighieri, ponto principal do evento onde é guardado o Fogo Simbólico da Pátria e também ponto de onde autoridades e convidados acompanharam ao desfile, no palanque oficial. Representantes do Exército Brasileiro, Brigada Militar e Bombeiros Militar da região hastearam as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Caxias do Sul. O hino nacional foi executado pela banda do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe). A cerimônia também agraciou autoridades da cidade e região com a medalha do bicentenário da Independência do Brasil.
O Desfile Cívico começou pouco depois das 9h, sob aplausos do público que acompanhava o evento das calçadas, ao longo do trajeto, e também das janelas de edifícios da Sinimbu. Bandeiras do Brasil eram empunhadas, decoravam fachadas e uma, de tamanho maior, foi mantida içada por um guindaste próximo ao palanque, na esquina da Sinimbu com a Marquês do Herval.
Moradora do bairro Marechal Floriano, a promotora de vendas Isabel Cristina Hoffmann, 50 anos, chegou à Sinimbu, na área da Catedral, por volta das 7h30min. O objetivo principal era de prestigiar o marido, Emanuel Robson da Silva, que desfilou pelos Lanceiros Negros, 24ª entidade na ordem do desfile:
— Vim cedo porque ele precisava ir pra concentração e eu já peguei um lugarzinho bom pra assistir todo o desfile.
Isabel acompanhou o evento junto da filha do casal, Camilly dias da Silva, 11, e da tia do marido, Dilema Dias da Silva, 62.
Recentemente relançado em Caxias do Sul, em cerimônia sediada pela Câmara de Vereadores no dia 30 de agosto, o Corpo de Lanceiros Negros levou ao desfile a homenagem ao agrupamento militar composto somente por indivíduos escravizados que combatia na Guerra dos Farrapos em troca de liberdade.
As Olimpíadas 2022 também tiveram menção durante o desfile, por escolas como a EMEF Presidente Castelo Branco. As bandas marciais marcaram presença em diversos grupos, incluindo a do IEE Cristóvão de Mendoza. Em frente ao palanque, a banda marcial da EMEF Padre João Schiavo arrancou aplausos com a execução de "Funiculì, Funiculà", música que remete à cultura herdada da imigração italiana na cidade.
— Foi uma excelente retomada, o clima colaborou e tivemos uma boa participação da população. Foi uma grande comemoração pelo bicentenário da Independência, que fechou com chave de ouro a Semana da Pátria — avaliou o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico.
Dentre as autoridades que acompanharam o desfile também estiveram representantes de forças militares da região e do Poder Público, além da corte da Festa Nacional da Uva — por meio da rainha, Pricila Zanol, e da princesa Bruna Mallmann — e o bispo diocesano dom José Gislon.