A campanha Me Respeita, criada para capacitar profissionais de diversos setores da sociedade para auxiliar mulheres vítimas de violência, chega à quinta edição nesta terça-feira (13). A ação, que virou lei em novembro de 2021, será realizada a partir das 18h, junto aos Festejos Farroupilhas, no Largo Carlos Fetter, em Farroupilha.
O treinamento realizado pelo projeto é para que a comunidade possa amparar as mulheres e passar as orientações necessárias para cada caso. Esses espaços onde ocorrem as ações receberam o selo que os identifica como espaços seguros, onde elas podem encontrar ajuda.
A ação é da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Gabinete da Primeira Dama e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Farroupilha.
Até o momento, cerca de 130 locais da cidade já estão credenciados e utilizando o selo, o que corresponde a mais de 320 pessoas preparadas para apoio em situações de risco. O objetivo da iniciativa é instruir funcionários e proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço em geral, bem como instituições e órgãos públicos, na detecção e encaminhamento de possíveis situações de violência contra as mulheres no município.
ONDE BUSCAR AJUDA
- Central de Atendimento à Mulher: 180
- Brigada Militar (BM) - Patrulha Maria da Penha: 190
- Coordenadoria da Mulher de Farroupilha: (54) 99710-5229
- Delegacia de Polícia: (54) 3261-6794 onde fica a Sala das Margaridas, que está instalada dentro em um local reservado e confortável. Também há brinquedos para as crianças, caso seja necessário levá-las a delegacia. Além disso, o atendimento é feito por mulheres. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Já a delegacia tem atendimento 24h por dia.
- Defensoria Pública: (54) 3261-1603
- Fórum: (54) 3268-1079