
Um grupo de moradores e comerciantes está mobilizado para retirar a exclusividade das vagas de estacionamento da Rua Venâncio Aires, próxima a Estação Rodoviária de Caxias do Sul. O entendimento é que o espaço é pouco utilizado e a regra prejudica o comércio local e quem leva familiares para embarcar. Um abaixo-assinado foi entregue para a Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Trânsito.
A reivindicação é liderada por Nilson da Silva Pinto, 75 anos, morador há três décadas da localidade. Ele lembra que esta a decisão de transformar as vagas em exclusivas para ônibus aconteceu há oito anos. As conversas entre moradores para mudar o regramento iniciaram nos últimos dois anos.
— Nunca tem vaga para estacionar no lado esquerdo (da rua), e do lado direito não pode porque é multado. E por quê? Para dois ou três ônibus usarem? A maior parte do tempo fica vazia. Quando usam, os motoristas de ônibus ficam jogando cartas até chegar o horário da viagem. Por que os ônibus não ficam na garagem (das empresas)? — questiona.
O trecho final da Rua Venâncio Aires, que serve de acesso dos ônibus à Estação Rodoviária, possui oito vagas públicas de estacionamento e duas vagas exclusivas para deficientes. O debate é sobre o lado direito da rua, onde o espaço é exclusivo para ônibus.
Nas proximidades, além da Estação, há dois bares, uma barbearia, a sede da Associação Regional de Deficientes Físicos (A Rampa), uma clínica de fisioterapia e uma seguradora. Também há salas para alugar que, na opinião de Nilson, têm poucos interessados justamente pela falta de estacionamento próximo.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Trânsito confirma ter recebido esta demanda e afirma que o pedido está em análise pela parte técnica.