Será entregue nesta sexta-feira (22) um estudo elaborado pela Embrapa com dados sobre os deslizamentos de terra e ações preventivas para a vitivinicultura. Esse diagnóstico considerou a realidade de 19 municípios da Serra, considerando a região de Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
A Embrapa baseou os estudos em dados do solo, meteorológicos, hidrológicos e também da paisagem. Ao todo, 27% dos vinhedos dessa região, estão situados em áreas consideradas de risco, em encostas com mais de 30% de declividade.
Um dado que chama atenção: é que 68% dos deslizamentos que atingiram a Serra ocorreram em áreas com mais de 30% de declive.
Considerando o nível de fragilidade dessas áreas e também as mudanças climáticas, a Embrapa desenvolveu uma nova proposta de organização para as propriedades rurais, localizadas em encostas.
Na tarde desta sexta-feira (22), essa proposta será discutida entre prefeituras e entidades. Ela considera, por exemplo, a posição das estradas, a vegetação em locais estratégicos e a localização das casas.
Esse estudo será entregue aos participantes até o final do dia, para que novas políticas públicas sobre o assunto possam ser elaboradas.