Com a presença do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, grupo de estudantes da Escola Tancredo Neves,apresentou os painéis que marcam o encerramento da primeira etapa do projeto piloto, na manhã de sábado (13) e que marcou também a confirmação da permanência e continuidade da inciativa.
Desde o início do ano letivo, por meio do setor de Educação Ambiental, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) vinha desenvolvendo o projeto Despertar em conjunto com uma das 133 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SMED), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tancredo de Almeida Neves, no bairro Belo Horizonte. Em paralelo ao trabalho com conceitos de educação ambiental voltados à proteção animal, em particular, os cuidados e a adoção responsável, a garotada recebeu oficinas profissionalizantes de desenho e pintura. E colocou a mão nos pincéis.
A partir disso, o projeto piloto, iniciado e desenvolvido na Tancredo Neves, será levado às ruas da cidade. É que a partir de uma ação inédita da Prefeitura, as criações artísticas dos estudantes da rede municipal serão expostos em canteiros de obras da Incorporadora Solus, empresa parceira da iniciativa. A ação será conduzida por uma força-tarefa entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA), Habitação (SMH) e Educação (SMED) em parceria com a iniciativa privada.
— A arte é amiga da alma e ajuda a entender os mais profundos sentimentos. É uma forma de sensibilizar. Viva a arte na Escola Tancredo, que está acontecendo. E que possamos despertar reflexões de cuidados com os animais com essa arte feita por nós — declarou a aluna do 8º ano, Eduarda Resende Gimenes.
Em companhia de outros seis colegas, ela representou todo o grupo de estudantes da Tancredo Neves na apresentação dos painéis que marcou o encerramento desta etapa do projeto, sábado (13) pela manhã.
— O grande desafio é despertar o acolhimento e sensibilizar com arte e cultura e diversificação dos espaços e dos tempos. Tudo o que fomenta a arte aumenta a vontade dos estudantes estarem na escola — comentou o diretor, Vagner Peruzzo.
Com tons de solenidade, a ocasião foi prestigiada pelo prefeito Adiló Didomenico, a diretora-geral da SEMMA, Luzia Ester Santos Oss, a gerente de Educação Ambiental da SEMMA, Tatiana Vergani, o coordenador do Banco de Materiais, Juarez Paim, o vereador Gilfredo de Camillis e o sócio-diretor da Solus, Davi Agostini.
— A Tancredo tem muitas iniciativas que precisamos reconhecer, e que vem se tornando uma referência para o município. Uma escola que vem evoluindo e sendo exemplo de iniciativas. A educação é uma área em que estamos trabalhando muito para que todos tenham um aprendizado de primeira qualidade e escolas acolhedoras. Um trabalho conjunto resulta em ações desta maneira. E o trabalho feito de maneira brilhante pelos alunos é uma forma de levar alegria para a nossa cidade — definiu o prefeito Adiló Didomenico.