Pároco emérito da Igreja Nossa Senhora de Lourdes e uma referência religiosa de Caxias do Sul, o padre Nivaldo Angelo Piazza morreu na tarde desta segunda-feira (8), aos 90 anos. Ele havia sido levado para o Hospital da Unimed durante a manhã, onde morreu de causas naturais após uma pneumonia.
O velório do padre Nivaldo inicia a partir das 6h desta terça (9) na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, com missa de corpo presente às 15h. Após, o féretro seguirá para o Memorial Crematório São José, onde, às 16h30min, será realizada a cerimônia de despedida.
Filho de Ismael Piazza e Maria Elza Venzon, Nivaldo era natural de Nova Milano, em Farroupilha. Iniciou seus estudos para o sacerdócio bastante jovem, em 1944, com 13 anos, quando entrou para o Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Nos primeiros anos de seu ministério sacerdotal, atuou como vigário em diversas paróquias da Serra, em cidades como Cambará do Sul, Nova Roma do Sul e Caxias do Sul. Em 1971, foi para a Itália cursar mestrado em teologia moral na Pontifícia Academia Alfonsiana.
Em fevereiro de 1993, Nivaldo foi nomeado pároco de Nossa Senhora de Lourdes. Na época, ele encontrou uma comunidade que contava com cerca de 3,5 mil famílias que participavam da vida paroquial, sendo uma das maiores paróquias da cidade. Esse significativo número de pessoas se organizava em diversos grupos de pastorais, serviços e movimentos eclesiais, que passaram a ser lideradas por Piazza.
Durante os anos da sua administração, ele trabalhou com foco na manutenção do patrimônio da paróquia. Uma das ações mais significativas foi em 1996, na realização de reformas na capela de Santo Sepulcro, que faz parte da jurisdição da comunidade de Lourdes. O templo vinha sofrendo com infiltrações e vandalismos e necessitava de restauro, sobretudo na pintura do altar-mor, de autoria do pintor italiano Aldo Locatelli.
Em 2011, a paróquia celebrou os 80 anos do padre. Em março de 2018, o Nivaldo se tornou pároco emérito, transmitindo o cargo ao seu antigo coroinha, Padre Eleandro Teles, que permanece até hoje à frente da paroquia e está tratando do velório de Nivaldo. Por meio das redes sociais, a Paróquia de Lourdes lamentou a morte de Piazza.
Em maio de 2020, Piazza havia sido internado na UTI após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).