Com doses de vacinas contra a covid-19 vencidas ou com prazo prestes a expirar, municípios da Serra têm reforçado as campanhas para evitar que os imunizantes sejam inutilizados ou até mesmo desperdiçados. Em cidades como Bento Gonçalves, Farroupilha e Gramado são cerca de 3,9 mil doses vencidas ou cujo prazo de validade se encerra nesta quarta-feira (30). Caxias do Sul não informou o quantitativo de doses que possui nessa situação. A baixa adesão à vacinação após dois anos de campanha é a principal justificativa.
Em Farroupilha, 1,9 mil doses de AstraZeneca vencem nesta quarta e outras 725 do mesmo fabricante venceram nos dias 3 e 18 de agosto. O prazo de validade é de nove meses da fabricação. No total, serão 2,6 mil doses que deixarão de ser aplicadas. De acordo com o secretário municipal de Saúde do município, Clarimundo Gründmann, os lotes vencidos ficam armazenados aguardando instrução da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ªCRS), que é uma das responsáveis pela articulação das políticas públicas de vacinação em 49 municípios da região.
Na cidade, segundo o painel de vacinação do governo do Estado, 51.7% da população está com o esquema vacinal completo.
— Doses vencidas não são descartadas. Aguardamos a orientação se é caso de devolver ou se mantemos esses lotes armazenados em câmaras frias para que possam ser utilizados conforme autorização. A maioria das pessoas se vacinaram e poucas pessoas procuram os postos agora para atualização da caderneta. Por isso, estamos vivenciando essa nova organização de lidar com vacinas vencidas — explica.
O fenômeno é o mesmo observado pela Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves. Conforme um levantamento feito a pedido do Pioneiro, mil doses de Astrazeneca vencem nesta quarta (31) e outras 300 de Pfizer expiraram a validade nos dias 1º e 12 de agosto. O imunizante na versão adulta e pediátrica tem prazo de utilização válido por 12 meses.
De acordo com a titular da pasta, Tatiane Fiorio, todos os imunizantes possuem prazos de validade definidos pelos fabricantes e, agora, a baixa procura pela proteção faz com que esse comportamento seja visto também nas vacinas contra a covid.
— É o Ministério da Saúde que vai definir qual é o destino dessas doses vencidas. Enquanto município, mantemos armazenadas. É a mesma orientação para os demais imunizantes — explica.
Bento Gonçalves imunizou, até o momento, segundo o Estado, 40,5% da população com ao menos três doses da vacina.
Em Gramado, na Região das Hortênsias, a prefeitura fez um alerta nesta terça-feira (30) porque 150 doses de vacina estavam prestes a vencer. O chamamento fez efeito: todas as doses no limite da validade foram aplicadas durante a tarde, segundo a diretora de Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde do município, Flávia Oliveira.
Neste momento, não há, segundo ela, doses prestes a vencer. Ela informou ainda que Gramado recebeu nesta terça cerca de 220 doses de Pfizer e Astrazeneca, que é um quantitativo limitado visando, justamente, evitar que não sejam utilizados até o fim do prazo de validade.
— Já fizemos várias ações para evitar perda de vacina. Em alguns momentos, desprezamos algumas doses por falta de procura — disse.
Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul não informou o número de doses vencidas ou prestes a vencer no maior município da Serra. Por meio de nota, a SMS informou que os estoques de vacinas e os prazos de vencimento são monitorados constantemente pela Vigilância Epidemiológica da secretaria, sejam doses da covid-19 ou do calendário vacinal de rotina.
O texto diz ainda que as datas de vencimento próximas são sempre comunicadas oficialmente à 5ª CRS, que orienta sobre como proceder. Segundo a SMS, há casos em que doses são remanejadas pela 5ª CRS a locais com mais demanda para utilização antes do vencimento ou cujo prazo de validade é prorrogado pela Anvisa, o que permite a continuidade da aplicação.
Em Caxias, segundo o painel de vacinação da SMS, 43,33% da população se vacinou com ao menos três doses da vacina.
Situação nas maiores cidades da Serra:
:: Caxias do Sul: Não informou
:: Bento Gonçalves: 300 doses de Pfizer que venceram em 1º/08 e 12/08 e mil doses que vencem nesta quarta (31), totalizando 1,3 mil doses
:: Farroupilha: 725 doses de Astrazeneca que venceram em 3/08 e 18/08 e 1,9 mil doses que vencem nesta quarta (31), totalizando 2.625 doses
:: Gramado: Prefeitura informou que 150 doses estavam prestes a vencer nesta terça (30), mas que todas foram aplicadas e não há vacinas com o prazo limite de aplicação