A quarta-feira (10) amanheceu com céu encoberto e chuva volumosa em alguns pontos da Serra. A força das rajadas de vento provocada pela influência de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul provocou transtornos em Gramado e Carlos Barbosa na noite de terça-feira (9) e na madrugada desta quarta-feira.
A queda de um eucalipto sobre os fios da rede de energia elétrica na RS-235, no sentido Gramado/Canela, interrompeu parcialmente o trânsito até que a árvore seja retirada pelos Bombeiros. O trecho, próximo ao pórtico, está sinalizado com cones. Já no Morro do Macaco, em Carlos Barbosa, o telhado de um galpão foi totalmente arrancado e voou até uma estrada da localidade. Os bombeiros foram até a comunidade para cortar o telhado em partes devido ao porte e estrutura. Não há bloqueios nessa via.
Esse ciclone começa a perder força e se afastar do Estado, o que faz com o tempo comece a mudar nesta quinta-feira (11).
— O ciclone se afasta para alto mar e por isso a gente já percebe uma boa redução dos ventos na Serra. Ainda podemos ter algumas rajadas moderadas, em torno de 40 km/h a 60 km/h no começo do dia —explica a meteorologista Carine Gama.
O ar frio e seco de origem polar influencia e mantém as temperaturas baixas na Serra.
— O destaque passa a ser o frio porque atrás dessa frente fria vem a entrada de uma massa de ar de origem polar. Por isso, o tempo fica mais aberto e já não há mais previsão de chuva na maior parte da Serra.
Há risco de geada em cidades dos Campos de Cima da Serra, como Bom Jesus e Vacaria. Na sexta-feira (12), o tempo fica firme, com sol entre nuvens, mas o frio continuará tendo predomínio na Serra.