Os motoristas que trafegam pelo bairro Esplanada, em Caxias do Sul, devem ficar atentos para mudanças no trânsito nesta quinta-feira (25). A partir das 8h, começará a operar o binário que envolve a Avenida Bom Pastor e a Rua João Zambon, medida que busca ampliar a segurança no trecho e dar mais fluidez ao trânsito. As intervenções vão alterar o sentido do tráfego das vias do entorno e cinco linhas do transporte coletivo urbano terão os itinerários modificados.
Com a implantação do binário (sistema em que uma via tem apenas um sentido de fluxo de veículos e uma outra via paralela segue no sentido oposto), quem segue do bairro em direção ao Centro pela Avenida Bom Pastor tem, obrigatoriamente, que dobrar na Rua Alfredo Milani, com nova conversão à esquerda, na João Zambon. A Avenida, entre as ruas Ernesto Casara e Alfredo Milani, será de sentido único na direção Centro-bairro. Ou seja, não será mais possível seguir pela Avenida até o Centro.
Já a Rua João Zambon terá sentido único inverso, bairro-Centro, entre as ruas Alfredo Milani e Ernesto Casara. Com isso, quem sai do Centro e trafega pela Rua Ernesto Casara não poderá mais converter à esquerda na Rua João Zambon em direção ao bairro.
Nestes primeiros dias, a Fiscalização de Trânsito acompanhará o tráfego de veículos e prestará orientações aos condutores.
Novos semáforos e sinalização em todas as vias circulantes foram implantados por equipes da secretaria de Trânsito. A parada de ônibus localizada na Avenida Bom Pastor, entre as ruas Natal Rech e Antônio Rigotto, foi transferida para a João Zambon, entre as ruas Alfredo Milani e Antônio Rigotto.
O itinerário das linhas L26 – Bom Pastor, L67 – São Caetano, L68 – Gauchinha, L77 – Caravaggio e L85 – Nossa Senhora das Graças foi alterado no sentido bairro-Centro. Os ônibus se deslocarão na Rua João Zambon, com acessos pelas ruas Alfredo Milani e Galezzo Paganelli.
A obra, iniciada em junho de 2021, foi executada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). O investimento foi de R$ 1,7 milhão e inclui também implantação de redes de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, melhorias nos passeios públicos e rampas de acessibilidade.
O prefeito Adiló Didomenico e o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, vistoriaram o local nesta quarta-feira.
— Esta obra vai melhorar o fluxo do trânsito na região. É um endereço que tem linhas de ônibus movimentadas e sabemos que pode existir certo desconforto aos moradores, mas estamos aqui ouvindo a população para minimizarmos o prejuízo que possa ser criado. Também temos que levar em conta o crescimento da cidade e que o interesse coletivo está em primeiro plano — afirmou, em nota, o prefeito.