Demandas de saúde judicializadas motivaram a criação de um novo serviço em Farroupilha: o tratamento Bobath, uma especialidade fisioterapêutica que aborda a avaliação e tratamento das deficiências e limitações funcionais de indivíduos que apresentem disfunções neurológicas — pode ser aplicado em bebês, crianças e adolescentes com diagnóstico de disfunções neurológicas e que necessitem de reabilitação através da especialidade.
Conforme o vice-prefeito Jonas Tomazini, inicialmente de 10 a 12 crianças receberão o tratamento Bobath no município. São casos em que a Justiça determinou o atendimento especial. Com o serviço pelo SUS, a administração poderá oferecer o método para qualquer pessoa que tenha o diagnóstico e necessite o atendimento, além de reduzir os custos do municípios com negativas judiciais. Em entrevista ao Gaúcha Hoje desta quinta (30), ele estimou um investimento mensal de R$ 30 mil.
— A partir do momento que você tem o diagnóstico, se você espera uma decisão judicial que pode levar três, seis meses, um ano, nesse período em que ela não é tratada da maneira correta, esse tempo dificilmente será recuperado para o desenvolvimento motor dessa criança. O que estamos fazendo é não olhar apenas para a questão legal, estamos olhando de recuperação desse paciente — destacou Tomazini, que está como prefeito em exercício.
O serviço foi entregue nesta quinta-feira (30) e será oferecido para toda a população que precise do atendimento. Para ter acessar o tratamento, os pacientes deverão passar por consulta com o médico de referência ou pediatra nas unidades de saúde. Eles são encaminhados para consulta com especialista que indicará a reabilitação fisioterapêutica através do método Bobath.
O encaminhamento será regulado e inserido em lista de espera. Depois disso, paciente é chamado para avaliação com o fisioterapeuta especializado que irá estabelecer o tratamento necessário ao paciente, avaliando a necessidade do método.
Ouça a entrevista:
Unidade móvel no interior
Outra novidade em Farroupilha é a retomada da unidade móvel de saúde para atendimentos médicos e odontológicos de maneira itinerante em comunidades do interior. O serviço também foi entregue nesta quinta e terá equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um dentista.
Além das consultas, haverá aplicação de testes rápidos e coleta de citopatológico. Ao longo de julho, o veículo estará nos três distritos de Farroupilha: em Nova Sardenha, no dia 9; em Vila Jansen no dia 23; e no dia 30 em Nova Milano. Os atendimentos serão por agendamento pelo 0800-4407999, na semana da visita.