A comunidade de Galópolis, em Caxias do Sul, terá atendimento médico reduzido no mês de julho. Isso porque a profissional que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro estará em férias por 30 dias. O Conselho Municipal de Saúde (SMS) alertou sobre possibilidade da unidade ficar sem profissional. Nesta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu remanejar um médico para atender 12h por semana na comunidade, 26 horas a menos do que a profissional titular da vaga. A UBS também é referência para o bairro Altos de Galópolis e para as comunidades da Terceira e Quarta Légua. A SMS garante que os moradores não ficarão desassistidos. Contudo, o substituto só começa a atender na terça-feira. Demais atendimentos, incluído vacinação, continuarão sendo realizados normalmente.
O representante da região no Conselho Municipal de Saúde (CMS), Edgar Rigon, afirma que, até janeiro, a comunidade também contava com um médico que cumpria 20 horas semanais, porém ele pediu desligamento do município e, desde então, não houve substituição. Pela manhã, ainda sem saber da designação do novo profissional, o conselheiro orientava a comunidade a buscar UBSs mais próximas, como a Vila Lobos, São Leopoldo, Cruzeiro e Cristo Redentor.
— Como não há territorialidade, as pessoas podem ser atendidas em qualquer UBS da cidade, por isso, estamos orientando a buscarem outras mais próximas. Vila Cristina eu nem comento, porque também está apenas com um médico que vai ter contrato encerrado em pouco tempo. É o caos total da Saúde em Caxias, um descaso com o bem mais precioso que temos — afirma Rigon.
Mas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a comunidade que precisar de atendimento médico pode procurar a UBS de Galópolis, "onde será acolhida pela equipe de saúde e receberá o devido encaminhamento conforme cada necessidade".
Segundo dados da SMS, há uma defasagem de 17 médicos na rede básica de saúde de Caxias do Sul. Como forma de buscar aumentar o interesse dos profissionais em atuar no serviço público, a prefeitura realizou neste ano um concurso com carga horária de 20 horas. Segundo a SMS, a previsão é de que os aprovados comecem a ser chamados na segunda quinzena de julho. Além disso, de 56 médicos nomeados desde o início do ano, somente 12 assumiram — 26 foram nomeados e não assumiram e 18 estão passando pelo processo para assumirem os cargos.