O veranico de julho se despede e os gaúchos podem preparar os casacos mais uma vez com a chegada de uma nova onda de frio ao Rio Grande do Sul neste semana. A segunda-feira (11) começou com sol e calor na maioria das cidades da Serra, mas a mudança de tempo ocorre ainda durante a tarde, com a previsão de pancadas fortes de chuva na região. De acordo com informações da Climatempo, nesta segunda e terça-feira (12) há riscos de fortes rajadas de vento que podem chegar a 100km/h.
Na quarta-feira (13) os termômetros voltam a cair e há previsão de geada e de temperaturas negativas, especialmente nos Campos de Cima da Serra. Em Caxias do Sul, na terça a mínima é de 7°C e a máxima de 19°C; na quarta, a temperatura cai ainda mais e os termômetros devem marcar 3°C ao amanhecer, com máxima de 18°C. Já em São José dos Ausentes a mínima fica entre 0°C e -3°C .
— Por conta do sistema frontal e seu ciclone extratropical já deve ser mais frio amanhã (terça-feira) e na quarta-feira na Serra. O tempo será instável nessa semana, com chuva forte e riscos de raios e rajadas de vento todos os dias. Na quarta a previsão é de que a temperatura fique entre 0°C e -3°C em São José dos Ausentes e há pequena chance de geada — afirma a meteorologista Fabiene Casamento.
Ela ressalta que o frio mais intenso prossegue na região entre a quarta e quinta-feira, e a chuva retorna à Serra em pontos isolados.
— Essa massa de ar frio passa rápido e vai para o mar, mas atrás dela vem outra massa de ar polar continental e que provoca geada. Por isso, o frio deve ganhar força a partir do domingo (17) com o avanço dessa massa de ar frio, que persistirá até quarta-feira (20) na região serrana. O risco maior de geada é a partir do dia 17 na Serra.