A massa de ar frio, que chegou com uma frente fria ao Rio Grande do Sul derrubou as temperaturas, especialmente, na Serra e nos Campos de Cima da Serra. O amanhecer deste sábado (11) foi marcado por mínimas negativas e paisagens emolduradas de branco em diversos municípios.
Segundo a Climatempo, em São José dos Ausentes os termômetros marcaram -3,6°C, menor deste ano no Estado, com sensação de -13,3°C; em Cambará do Sul, a mínima foi de -1,5°C, mas com sensação de -10°C; em Vacaria, o termômetro registrava -0,1°C, com sensação de -7,2°C.
— Sensação térmica bem baixa e o vento muito gelado — contou Anápio Pereira, que registrou o gelo na Pousada Monte Negro, em São José dos Ausentes, que fica próximo ao cânion a 1,4 mil metros de altitude.
Moradores da região também encaminharam registros feitos nas cidades serranas nas primeiras horas da manhã. Em Flores da Cunha, no termômetro na Avenida 25 de Julho, marcava -2°C. Em Farroupilha, Canela e Caxias do Sul, moradores da Serra também registraram geada nesta manhã. Para se aquecerem, eles contaram que a companhia, além dos agasalhos, são o café e o chimarrão.
— Sou carioca e é a primeira vez que estou em Canela. É de bater o queixo de frio. Não sinto as minhas mãos e estou com duas luvas e duas meias, toca e manta. A xícara de café é companhia de todas as horas — relatou a auxiliar administrativa Daniela Cortes, 32 anos.
Em Caxias do Sul, segundo a Climatempo, a mínima foi de -2,4ºC com base na medição feita pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
O dia deve ter tempo firme em todas as regiões no domingo (12), mas segue a previsão de geada e temperaturas negativas.
Confira as mínimas na região:
:: São José dos Ausentes: -3,6°C, com sensação de -13,3°C
:: Cambará do Sul: -1,5°C, com sensação de -10,0°C
:: Serafina Corrêa: -0,7°C, mesma sensação
:: Vacaria: -0,1°C, com sensação de -7,2°C
:: Bento Gonçalves: 0,7°C, com sensação de -5,5°C
:: Canela: 1,3°C, mesma sensação