Um doce quentinho, feito na hora, a muitas mãos, reuniu milhares de pessoas em Garibaldi neste final de semana. A primeira edição do Festival do Grostoli comercializou 350 mil unidades da iguaria ao longo do sábado e do domingo, além de atrair público de 22 mil pessoas. O evento foi realizado em frente à Igreja Matriz São Pedro.
Somente no sábado, a organização contabilizou público de mais de 10 mil pessoas. Das 11h às 19h, foram comercializados 150 mil unidades de grostoli e mais de 150 caixas de espumantes, chegando a cerca de 900 garrafas vendidas.
Para o domingo, foi necessário aumentar as equipes e promover alguns ajustes na organização, como menciona a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Melina Marranquiel Casagrande. Segundo ela, a primeira edição superou as expectativas e a prefeitura já projeta os próximos festivais, com base na experiência deste final de semana:
— O Festival do Grostoli tem a identidade de Garibaldi, da gastronomia, da comida de afeto. Esta primeira edição superou todas as nossas expectativas. Agradecemos ao público presente e já adiantamos que é um evento que veio pra ficar. Vamos melhorar e celebrar a cada edição uma das heranças mais deliciosas da imigração italiana — ressalta a secretária de Turismo de Garibaldi.
Ao todo, o evento teve o envolvimento de 200 pessoas.
Além de saborear a estrela da festa em diferentes variações, o público pôde assistir a atrações artísticas e participar de torneios de três modalidades de cartas (três sete, canastra e bisca) no sábado e no domingo.
O Festival do Grostoli foi uma realização do Grupo RBS com a prefeitura de Garibaldi. O patrocínio é da Cooperativa Vinícola Garibaldi.