Nove especialistas e seis médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), aprovados no último concurso público da prefeitura de Caxias do Sul, foram nomeados pelo município. O edital com os profissionais convocados foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (15). O concurso previa 22 vagas e profissionais que não foram chamados agora serão nomeados em outros editais.
A lista tem um médico coloproctologista, dois dermatologistas, um endocrinologista e metabologista, um ginecologista e obstetra, dois neurologistas e dois psiquiatras, todos com carga horária de 12 horas semanais. Para os médicos ESF, a carga horária é de 40 horas semanais.
Os novos profissionais têm 30 dias para assumir as funções. O prazo pode ser prorrogado por 15 dias, ou seja, a expectativa é de que os médicos comecem a trabalhar em, no máximo, 45 dias. Conforme a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis, a lotação de cada novo servidor será definida pela Secretaria da Saúde.
Ainda segundo Daniela, a Secretária da Saúde já solicitou mais 16 médicos de 16 horas. O projeto para criação dos cargos deve ser enviado em breve para a Câmara de Vereadores.
O último concurso, encerrado na quarta-feira (13), não teve homologação para médico hematologista e hemoterapeuta e médico psiquiatra da infância e adolescência, pois não houve candidatos inscritos. De acordo com Daniela, a prefeitura irá realizar novo concurso para esses cargos. Porém, ainda não há previsão para lançamento da nova seleção.
Conforme a assessoria da Secretaria da Saúde, a nomeação desses profissionais supre a demanda no momento, mas como sempre há rotatividade — pela exoneração de médicos que saem para trabalhar na rede privada, por exemplo —, a situação pode mudar a qualquer momento.