O trânsito no km 43 da RS-122, em Farroupilha, foi liberado nos dois sentidos por volta das 14h40 deste domingo (26). O ponto entre Farroupilha e São Vendelino teve uma queda de barreira no início da manhã. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), não há riscos de acidentes por deslizamentos de terra e pedras, e a encosta apresenta estabilidade. Contudo, a terceira pista seguirá interrompida no local.
A liberação ocorreu depois de análise de risco feita por meio de simulações na encosta realizada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Corpo de Bombeiros Militar e CRBM.
O ponto de queda nesta manhã é o mesmo onde um deslizamento da encosta acarretou em um bloqueio de 43 dias entre novembro e dezembro de 2019, em Farroupilha. Na época, rochas foram deixadas na lateral da pista para servirem de barreira para eventual queda de novas pedras.
Em maio deste ano, essas rochas foram detonadas pelo Daer. Segundo a autarquia alegou na época, a remoção havia sido possível após dois anos e meio do deslizamento, pois teria ocorrido a estabilização natural da encosta, não sendo observada, na ocasião, nenhuma movimentação pelo órgão responsável pelas rodovias gaúchas.