Após mais de um mês de interdição, foram desmanchadas as duas casas que estavam sendo engolidas por uma cratera que abriu na rua, em Caxias do Sul. A situação ocorreu no Loteamento Morada Feliz, região do Mariani II, após o rompimento de uma tubulação de esgoto que ocorreu depois de uma forte chuva que atingiu o município no mês de maio. A situação é acompanhada de forma conjunta pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e secretarias municipais de Obras e de Habitação e a previsão é de que os trabalhos na tubulação comecem a ser realizados nos próximos dias.
— Na segunda-feira (27), se o tempo permitir, equipes da RGE vão retirar o poste e depois será iniciada intervenção para substituir a tubulação — afirmou o secretário de Obras, Norberto Soletti.
Moradores do entorno se dizem preocupados com suas casas.
— Isso tudo depende do que vamos encontrar agora ao longo da intervenção mas, a princípio, não será necessário mexer em nenhuma moradia neste setor — diz Soletti.
Da casa onde está morando agora, de favor, a poucos metros de onde a cratera abriu, Estelita Aparecida de Oliveira, 53 anos, viu a casa onde morou nos últimos 13 anos ser desmanchada. Ela e o marido, Antônio Milton de Oliveira, 58, operador de máquina, moravam na casa de dois andares onde Estelita recém havia montado um salão de beleza.
— Está sendo muito difícil aceitar que isso aconteceu. Saímos de lá correndo quando ouvimos o primeiro estrondo e eu não consegui mais voltar, porque fiquei muito abalada. Contei com ajuda de uma amiga para buscar o que não tinha estragado. Dos aparelhos que iam na tomada, não sobrou nada — conta a moradora, que agora espera contar com auxílio aluguel.
O casal afirma que uma reunião está marcada com a prefeitura para segunda-feira, entre representantes da prefeitura e moradores, para falar sobre os encaminhamentos a serem feitos. Soletti afirma que essa parte está sendo tratada pela Secretaria Municipal de Habitação.