Um buraco em uma calçada aguarda conserto há quase um mês na Rua Borges de Medeiros, no centro de Caxias. O trecho, que fica entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Sinimbu, cedeu no início da tarde do dia 20 de maio, no exato momento em que um casal caminhava pelo ponto. O homem acabou "engolido" pela cratera e teve escoriações na perna.
Responsável pelo City Hotel, que fica em frente ao ponto danificado, Edson de Almeida, 55 anos, prestou assistência ao casal. Segundo ele, ambos entraram no estabelecimento relatando o ocorrido e pedindo ajuda, mas também providências. O funcionário orientou, então, que eles abrissem um chamado no Alô Caxias, mas o casal relatou que era do interior e tinha compromissos. Diante disso, o chamado foi aberto por Almeida, que também improvisou, com a ajuda de um vizinho, uma sinalização para evitar novos acidentes. Desde então, porém, não houve intervenção no trecho por parte do município.
— Nota-se há muito tempo que a calçada vem baixando em toda a extensão do hotel até chegar na esquina. Cada vez que alguém vem arrumar, consertam onde abriu, mas teria que abrir toda a galeria. A cada enxurrada vai abrindo mais. Deve haver mais buracos por baixo da calçada. Está um perigo — alerta Almeida.
Conforme o secretário de Obras de Caxias, Norberto Soletti, o problema foi causado por ruptura na tubulação de drenagem da água da chuva. O reparo está programado para a próxima semana, mas depende de tempo seco para ser realizado.
— Tivemos muitos períodos de chuva e abriu muito buraco parecido na cidade. Só que o tempo não tem colaborado. Trabalhamos até quarta, ontem foi feriado, hoje (sexta) está chovendo e amanhã já é sábado. Umas obras demoram um pouco mais e outras demoram um pouco menos — afirma.