A chuva que atingiu o Rio Grande do Sul também provoca transtornos nos Campos de Cima da Serra. Para se ter uma ideia choveu 119 milímetros em Vacaria durante o final de semana. Em Bom Jesus não há estação para medir o volume de chuva, mas a intensidade da precipitação impactou no volume dos rios e arroios do município. Lá a passagem da barragem do Rio dos Touros está interditada.
Os motoristas que precisam passar pelo trecho têm que desviar pela localidade de Pascoal.
— Essa passagem dá acesso a diversas localidades como Santo Inácio, Mangueira Nova e Pascoal. Tem esse desvio pelo Pascoal, então os moradores não ficam isolados — explica o secretário de Obras de Bom Jesus, Frederico Jacoby.
A barragem é um dos pontos turísticos do município. Ela fica a 16 quilômetros da área urbana, na Rota Caminhos da Neve. São 10 quilômetros de asfalto pela BR 285 até Rondinha, o restante é de estrada de chão. Essa barragem fornecia água para uma pequena usina por uma tubulação que leva a uma cachoeira que fica 700 metros rio abaixo. A usina fornecia energia para cidade, mas foi desativada e o local se tornou uma atração turística.
Já a ponte das Goiabeiras está interditada desde o dia 2 de maio, quando parte da estrutura foi levada pela décima vez pela força da água do rio que teve o volume aumentado pela chuva que atingiu a região dos Campos de Cima da Serra. Ainda não há data para reconstrução. A estrutura sobre o Rio Pelotas é principal ligação entres as serras gaúcha e catarinense, passando pelas cidades de Bom Jesus e São Joaquim (SC).