A ponte das Goiabeiras, no Rio Pelotas, é principal ligação entres as serras gaúcha e catarinense, passando pelas cidades de Bom Jesus e São Joaquim (SC). Ela está interditada desde o dia 2 de maio, quando parte da estrutura foi levada pela décima vez pela força da água do rio que teve o volume aumentado pela chuva que atingiu a região dos Campos de Cima da Serra. Ainda não há data para reconstrução.
A prefeitura de São Joaquim lançou um edital para a construção de uma nova ligação. Os envelopes devem ser abertos no dia 26 de maio. Enquanto isso, equipes dos dois municípios estão em tratativas para buscar soluções para a estrutura atual. A força da correnteza arrastou até as placas que avisavam dos riscos de cruzar sobre a estrutura.
— A Defesa Civil do Estado nos pediu para colocar uma placa no acesso à ponte e também algumas barreiras. Nesta semana, uma equipe irá até o local para sinalizar, avisando que a ponte está interditada. Também conversamos com a prefeitura de São Joaquim e vamos avaliar a estrutura para tentar buscar soluções e ver se tem como recuperar a atual e liberar o acesso — destaca o secretário de Obras de Bom Jesus, Frederico Jacoby.
Escoamento da produção e turismo comprometidos
Com a interdição, o escoamento da produção, principalmente de maçã, e a atividade das madeireiras foram prejudicados. O turismo também sofre impactos porque apesar das condições precárias, o acesso é o mais utilizado pelos turistas para chegar a Santa Catarina, já que é o caminho mais curto e a principal indicação por GPS.
Sem passagem, os turistas precisam ir até Vacaria e depois a Lajes para chegar até São Joaquim. A outra alternativa é ir até São José dos Ausentes ou Bom Jardim da Serra. Essas opções aumentam a quilometragem e os gastos da viagem, segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus, Jaziel de Aguiar Pereira:
— A ponte das Goiabeiras faz parte da Rota Caminhos da Neve. Há mais de 30 anos pretendemos ligar Gramado a Florianópolis, e no meio do caminho tem essa ponte que já caiu dez vezes e está com a estrutura completamente comprometida. Agora, a prefeitura de São Joaquim conseguiu os recursos com o governo de Santa Catarina para uma nova ponte, mas o que nos preocupa é que leva tempo até ficar pronta.
Ele ressalta que o investimento na obra trará benefícios às cidades dos Campos de Cima da Serra:
— Hoje na rodovia de Bom Jesus em direção a Jaquirana, Gramado e Canela temos um potencial de 4,4 mil carros por dia. Em São Joaquim temos um potencial gigante que irá incrementar a economia. Quem sai está disposto a gastar nos hotéis, abastecer veículos, terá gastos com alimentação, sempre compra alguma coisa. A ponte além de ser útil no escoamento, será estratégica para atração de turistas.
A obra
A construção será em concreto armado e sobre o Rio Pelotas, na SC-114, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na conhecida Ponte das Goiabeiras. O valor do investimento é de R$ 12.005.939,82, valor oriundo do Governo do Estado de SC. A nova ponte terá uma altura de 5m90cm acima do nível da atual passagem.