Neste sábado (28), o Grupo de Apoio Pet de Caxias do Sul (GAP) realizará uma feirinha de adoção de animais. O evento ocorrerá na Clínica Veterinária Colina (Rua João Alcíno Stürmer, 751, Edifício Parma, bairro Santa Catarina) das 9h às 13h.
Atualmente, o GAP abriga 52 cachorros, todos retirados de maus-tratos e situações de abandono. Nesse sentido, a feirinha de adoção visa justamente encontrar famílias com lares cheios de amor para esses animais. No sábado, pelo menos 18 cães estarão disponíveis para adoção.
Confira os pré-requisitos para ser um adotante:
- Apresentar documento com foto (CPF e RG);
- Ter mais de 21 anos;
- Apresentar comprovante de residência;
- Apresentar vídeos de sua casa/apartamento em que apareçam os cômodos, sacadas, pátio, cercas, portões, etc;
- Realizar a entrevista prévia no momento da adoção;
- Caso seja aprovado para adotar, é necessário assinar o termo de responsabilidade.
Todo esse processo é necessário para garantir que os animais sejam direcionados para lares onde serão bem cuidados.
— A gente tem experiência e já vimos muitas coisas ruins acontecerem. Então somos, sim, muito criteriosos, porque resgatamos os animais para dar uma vida melhor para eles - e nos sentimos muito responsáveis por isso. Não queremos descartar ou nos desfazer dos animais — ressalta a Presidente da ONG, Aline Rech De Camillis.
Ela reconhece que existe uma certa burocracia, mas que é necessária para garantir que a pessoa tem condições de manter o animal, se poderá levar ao veterinário quando for necessário, se a casa da pessoa é segura para que fugas sejam evitadas, se todas as pessoas da casa estão de acordo com a adoção para que depois o animal não seja devolvido.
— Precisamos saber se quando o filhote crescer vai ser um problema para a família, precisamos estar cientes se a casa é alugada, porque muitos lugares não aceitam animais... Precisamos ser criteriosos porque somos responsáveis por eles, queremos dar uma boa vida aos animais. Não adianta tirarmos eles da rua ou de uma situação de maus-tratos, não realizar essa triagem, e o animal sofrer a mesma coisa com o adotante — explica Aline
Outras formas de ajudar:
- Pix: Chave CNPJ 41.216.197/0001-88 / Grupo de Apoio Pet de Caxias do Sul.
- Transferência Bancária: Banco Sicredi / Agência 0101 / Conta Corrente 71979-2 / Grupo de Apoio Pet.
- Seja voluntário: para saber mais, entre em contato através do Facebook ou Instagram.
- Doações de ração (é necessário se informar com a ONG para saber as marcas específicas), medicamentos, cobertores, camas, roupas, tapetes higiênicos, fraldas, etc.
Sobre o GAP
O Grupo de Apoio Pet de Caxias do Sul é uma Organização Não Governamental (ONG) formada por voluntários que se doam para a causa animal desde fevereiro de 2020. Por não possuírem sede física, todos os animais resgatados ficam em lares temporários custeados pela ONG. Dessa forma, o GAP é mantido por doações de pessoas que simpatizam com a causa animal e com valores arrecadados em rifas, jantares e com a venda de produtos da instituição, como camisetas, calendários, canecas e moletons.