A prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta terça-feira (17) a renovação do contrato de concessão do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) com a empresa Rek Parking. O documento é válido por 10 anos, ou seja, até maio de 2032.
Entre as novidades previstas com a renovação do vínculo, está a ampliação dos trechos tarifados, com cobrança em novas ruas (veja mais abaixo), e a inovação tecnológica no sistema, com a instalação de 90 novos parquímetros, os quais se somarão aos 153 já existentes. A inserção dos novos equipamentos, contudo, ainda não tem data de início estipulada, sendo cumprida ao longo do período do novo contrato.
Além disso, ficou definido a ampliação do valor de outorga, ou seja, os recursos que o município receberá pela concessão. Segundo a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o valor passará dos atuais 26,20% para 33% da receita proveniente do pagamento pelo uso das vagas. A Fundação de Assistência Social (FAS) seguirá recebendo 26,2% e a diferença (6,8%), neste momento, será destinada ao Fundo Municipal de Transportes (Funtran). A recurso destinado ao Funtran, por sua vez, será utilizado no subsídio à tarifa do transporte coletivo, aprovado em 17 de março pela Câmara de Vereadores.
Atualmente, o Estacionamento Rotativo Regulamentado conta com 3.237 vagas, sendo 942 vagas na Área Azul e 2.295 na Área Verde. O início da cobrança nas novas áreas ainda não está definido, pois depende da demarcação dos espaços, segundo a prefeitura. A SMTTM também não detalhou quantas vagas serão acrescidas a partir da ampliação da concessão.
Novas ruas onde haverá cobrança, em data ainda a ser definida:
:: Na Rua Dom José Barea, entre as ruas Dr. Montaury e Alfredo Chaves.
:: Na Avenida Júlio de Castilhos, entre a Rua Andrade Neves e a BR-116.
:: Na Rua Sinimbu, entre a Rua Vereador Mário Pezzi e a BR-116.
:: Na Rua Os Dezoito do Forte, entre as ruas Angelina Michielon e Pedro Tomasi.
Outras novidades previstas no contrato
Conforme a prefeitura, os novos parquímetros que serão instalados na cidade serão mais tecnológicos, permitindo diversas vias de pagamento, como cartões de débito e de crédito, por PIX e em moedas, além do já existente aplicativo Rek Pay. Também haverá outra possibilidade de pagamento, por meio da chamada “pay by plate” (pagar pela placa), em que o condutor poderá digitar o emplacamento em um teclado e adquirir o tempo de estacionamento.
No comunicado, a Secretaria de Trânsito também informou que o estacionamento da prefeitura passará a ter controle no acesso de veículos. O procedimento que será adotado, conforme a pasta, deve ser detalhado em breve.
Ainda de acordo com o novo contrato, os motoristas terão à disposição 35 equipamentos para compra de crédito. Conforme a secretaria, o serviço, que possibilita o autoatendimento, não existe atualmente e será disposto em pontos estratégicos, como no comércio, por exemplo.