Por conta da alta demanda nas unidades básicas de saúde (UBSs) de Gramado nos últimos dias, a Secretaria da Saúde do município realizou uma reunião para alinhar estratégias de atendimentos aos casos relacionados às síndromes gripais. Segundo o Secretário da Saúde, Jeferson Moschen, apesar de estar dentro do esperado para a época do ano, os casos de quadruplicaram na última semana.
Por isso, desde a última quinta-feira (26), as UBSs passaram a atender os casos leves e moderados de síndrome gripal e, caso haja necessidade, os pacientes são encaminhados para a tenda covid ou ao Hospital Arcanjo São Miguel. Além disso, os casos positivos de covid-19 são atendidos exclusivamente na tenda, junto ao Centro Municipal de Saúde (Postão).
Os atendimentos na tenda começaram em junho de 2020 e, a princípio, seguirá funcionando até agosto deste ano.
— Antes do final do ano passado, já estávamos com um número pequeno de casos, mas a tenda sempre esteve funcionando. Diminuímos e aumentamos ela, mas sempre mantivemos os atendimentos. Com o advindo das síndromes gripais, tudo estava sendo encaminhado para a tenda, e agora fizemos uma mescla entre as unidades básicas e o hospital — explica o secretário da saúde.
Segundo ele, antes, os pacientes com sintomas gripais faziam o teste para a covid-19 na unidade e depois eram encaminhados para a tenda. Agora, por conta do aumento do volume de atendimento, os casos de sintomas gripais com ou sem febre são encaminhados para o exame de covid e, se o resultado for negativo, o atendimento prossegue na UBS.
— Caso contrário, os pacientes são encaminhados para a tenda e, em casos mais graves, ao hospital. Ou seja, encaminha-se o fluxo de atendimentos — complementa Moschen.
Em casos de sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, vômitos, diarreias ou náuseas, o cidadão deve se dirigir à UBS mais próxima para atendimento.