As aulas na rede municipal dos municípios de São José dos Ausentes, Muitos Capões e na escola Bom Jesus serão retomadas nesta sexta-feira (6). A suspensão ocorreu devido ao alto nível dos rios e arroios, que transbordaram nas estradas vicinais depois da forte chuva que atingiu a região durante a semana. Como a água baixou, a passagem pelas pontes que ligam as localidades do interior ao centro dos municípios foram bloqueadas. Havia também diversos pontos de alagamento nos acessos, o que motivou o cancelamento das atividades presenciais.
Pelo menos quatro locais estavam bloqueados pelo nível da água em Ausentes. Nesta quinta (5), há passagem na ponte do Rio Manuel Leão, ponte do Rio Silveira, ponte do Rio Lajeadinho e ponte do Rio Pelotas. De acordo com informações da assessoria de imprensa, não há mais pessoas isoladas na área rural. Elas não tinham como sair de casa devido à cheia dos rios e arroios.
Em Bom Jesus, quatro pontes também foram bloqueadas por estarem totalmente submersas na última terça (3): duas sobre o Rio Cerquinha, nas localidades de Roseira e Guatambú, uma terceira sobre o Rio dos Touros, na localidade de Passo da Porteira, e outra no Rio Moraes, na localidade de Barra do Moraes. Outro bloqueio de trânsito era na barragem do Rio dos Touros, pela forte correnteza no local. Todos os acessos foram liberados ainda na quarta-feira (4) à tarde. Agora, com o nível voltando ao normal, as aulas presenciais voltam a normalidade.
Balsas e pontes seguem bloqueadas na Serra
No Rio Guaporé, a ponte da cidade de Anta Gorda segue bloqueada, assim como a passagem de veículos pela ponte sobre o Rio das Antas, entre Cotiporã e Bento Gonçalves. No local, o tráfego só será liberado quando o nível do rio baixar ainda mais. A estrada vicinal é a principal ligação entre os municípios. Essa ponte liga uma estrada intermunicipal com a RS-431, em Bento Gonçalves. A alternativa para quem quiser sair ou chegar a Cotiporã é seguir pela BR-470 até Veranópolis e, depois, acessar a RS-359 até Cotiporã.
As balsas de Nova Roma do Sul, que fazem a ligação da cidade a Veranópolis e a Nova Pádua, também estão com o trânsito suspenso.