Com o tema "Quando o calor é a forma do amor", a Campanha do Agasalho 2022 começou nesse sábado (14) em Caxias do Sul. Na tradicional arrecadação na Praça Dante Alighieri, até por volta da 13h, mais de seis mil peças de roupas haviam sido doadas pela comunidade. A estimativa é que até o final do dia sejam arrecadadas cerca de 20 mil. Até o dia 26 de junho, quando encerra a campanha, a expectativa é arrecadar 220 mil peças. Quem quiser aproveitar para doar nesse primeiro dia tem até as 17h. O casal Lourdes Helena Marchett, 61 anos, e Jorge Marchett, 63, aproveitou o ponto de arrecadação na área central para levar as roupas:
— Separo peças o ano inteiro e aproveito quando começa a campanha para doar porque muitas pessoas precisam — ressalta Lourdes.
Otávio da Rosa, 46, também aproveitou o ponto de arrecadação:
— É importante doar roupas porque aqui faz muito frio e as pessoas precisam se agasalhar bem.
A preocupação era ainda maior com a previsão de dias mais frios na próxima semana.
— Aproveitei para separar as roupas mais quentinhas e que estão em bom estado e não uso para doar para quem mais precisa porque os dias serão mais gelados e sempre podemos aquecer não só corpo, mas o coração de alguém — ressalta Marcela Freitas, 25.
Chausa Pizon, 34, doou pela primeira vez na campanha:
— Tenho filho pequeno, então, sempre separo roupas para doar para quem precisa, mas é a primeira vez que participo da campanha do agasalho.
Ação de cidadania
As bandeirantes Lívia Siqueira, 15, Giovanna Romeu Souza, 12, ajudavam as demais integrantes do grupo a receber as roupas. Elas iam até os carros e depois levavam as sacolas e caixas até o caminhão onde ficam armazenadas.
— Participo da Campanha do Agasalho há 11 anos, então, desde os quatro anos venho até aqui na abertura ajudar na coleta de roupas. Sempre gostei de ajudar, e me sinto cumprindo o meu dever de cidadã. É gratificante.
Já Giovanna participa da nona edição:
— É uma experiência importante porque arrecadamos agasalhos para quem precisa, como quem não tem onde morar, os imigrantes e até quem perdeu a casa em um incêndio, e perdeu o que tinha. Fico feliz em ajudar mesmo que seja um pouco — ressalta a adolescente.
Expectativa
A triagem das peças começa na terça-feira (17) e as primeiras entregas devem ocorrer entre a quinta (19) e sexta (20). Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da Rádio Gaúcha Serra, nessa manhã, o presidente da Fundação Caxias, Samuel Avilla, ressaltou que mais de 110 mil pessoas recebem as doações. Essas peças são entregues para as 100 entidades cadastradas no município.
— A partir do momento que chegam as peças, temos uma equipe que faz a triagem e, depois, colocamos à disposição das entidades cadastradas. As entidades atuam na ponta e têm acesso direto a essas pessoas que mais precisam de roupas e de ajuda. Gira rápido a triagem para as peças serem entregues às entidades também rapidamente.
A entidade recomenda que sejam doadas peças conservadas, tanto masculinas, femininas ou infantis. Também são aceitos calçados, cobertores, mantas, toucas e luvas. Ele orienta que, ao doar meias e calçados, coloquem os parem juntos para que não se percam.
— É importante salientar ao doador que doe peças em condições de uso. Eu costumo dizer: "se essa peça não serve para você, será que vai servir para o próximo?" É bom avaliar a peça. Quanto a necessidade maior, é por roupas infantis, então faço um apelo aqui, para que doem roupas de crianças porque têm muitas precisando.
Para quem não conseguiu doar nesse sábado terá a oportunidade de ir até um dos 600 pontos de coleta que ficam no comércio, indústrias, condomínios e mercados onde foram colocadas caixas personalizadas da Fundação Caxias. Informações podem ser obtidas no site fundacaocaxias.org.br, pelo e-mail atendimento@fundacaocaxias.com.br ou ainda pelo telefone (54) 3223.0528.