A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para se encerrar nesta sexta-feira (3) pelo cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde. O relato das prefeituras é de que a procura pelos imunizantes é baixa entre os maiores municípios da Serra. Questionado sobre uma possível prorrogação do prazo, o Ministério não retornou até esta publicação.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização contra a gripe é uma das principais ferramentas para diferenciar casos de gripe e covid-19, já que os sintomas iniciais como febre,coriza, tosse e dores de cabeça são ocasionados por ambas as doenças. Sendo assim, quando a pessoa está vacinada contra a gripe, a presença dos sintomas pode indicar casos leves de infecção pelo coronavírus.
As doses são gratuitas e podem se vacinar pessoas com 55 anos ou mais, crianças de seis meses a nove anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Em Caxias do Sul, a vacinação contra a gripe alcançou até o momento 48,8% de doses aplicadas nos grupos prioritários. A expectativa é que até o final desta semana a porcentagem de vacinados aumente. Contudo, a quantidade está longe de alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 90% dos públicos. Além de vacinas contra o vírus Influenza, ocorre também a vacinação contra o sarampo, em que o município tem 29,41% das crianças de seis meses a quatro anos imunizadas, quando a meta é 95%. Os imunizantes estão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBSs) Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê das 8h até as 19h. Nos demais postos do município segue das 8h às 16h.
Já em Bento Gonçalves, a campanha de vacinação contra a gripe aplicou até o momento mais de 23 mil doses, o que representa um pouco mais de 50% do público previsto. Segundo a coordenadora do setor de Imunizações, Luiza do Rosário, a procura pela imunização contra o vírus está abaixo do esperado. As vacinas podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Em Flores da Cunha, a imunização chegou a 60% dos idosos, 40% das crianças, 75% dos profissionais da saúde e 45% de professores e gestantes. A tendência é que a procura pelas doses aumentem nos últimos dias de vacinação. Os imunizantes estão disponíveis no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h.
Farroupilha vacinou cerca de 9,4 mil pessoas contra a gripe, o número equivale a 29% das 32,5 mil pessoas aptas para receber as doses. As vacinas são gratuitas e está disponível em todos os postos de saúde do município, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Em Canela, a imunização contra gripe chegou a 23% das crianças, 31% das gestantes, 51% dos profissionais da saúde. Já professores e idosos marcam a mesma porcentagem de 47%. A vacinação ocorre em todos os postos de saúde do município, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.