O primeiro hospital veterinário exclusivo para gatos do Rio Grande do Sul abriu as portas em Caxias do Sul. A clínica Gatices já existia na cidade, mas foi remodelada neste ano para atender 24h por dia, com estruturas específicas para os bichanos. Criada em 2013 como e-commerce de produtos exclusivos para gatos, transformou-se na Gatices Cat Shop e Clínica Veterinária Especializada em Felinos dois anos depois. Em 2017 foi ampliado o bloco cirúrgico.
Neste ano, com a mudança de endereço da Avenida Rio Branco para a Rua Miguel Muratore, no bairro Medianeira, o espaço foi adaptado para atender aos requisitos estabelecidos na Resolução 1.275 de 2019 para funcionar como hospital. São eles: bloco cirúrgico, estrutura de internação e realização de exames clínicos, laboratoriais e de imagem. O local foi fiscalizado e vistoriado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária em 7 de março.
— O Brasil conta com poucos hospitais veterinários exclusivos para gatos, e o fato de o Estado poder disponibilizar esse serviço é de extrema importância — ressalta a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), a médica veterinária Regina Costamilan, que visitou a instituição de saúde no último dia 8.
Atendimento especializado reduz estresses dos gatos
As sócias Lariça Poggere, Mariana Marocco, e as médicas veterinárias Raquel Redaelli e Deisy Lerner contam que essa é a realização de um sonho. Raquel explica que o atendimento passa a ser 24h para toda a comunidade, não apenas para os clientes. Ela ressalta que com a implantação dos serviços de diagnóstico foi possível transformar a clínica em um hospital.
— Conseguimos realizar um sonho, e ter toda essa estrutura para atender os felinos em qualquer horário 24h por dia. O Laboratório Vetis montou uma unidade dentro da clínica, que é um diferencial, porque temos um patologista veterinário, não é uma máquina que faz os exames. Dentro da Medicina Veterinária é muito importante termos um médico veterinário atuando na parte biomédica.
Ela ressalta que há parceria para os diagnósticos com imagem na parte de radiologia e ultrassonografia. A veterinária acrescenta que o ambiente exclusivo facilita o atendimento porque os gatos ficam mais calmos e tranquilos na clínica. Como os gatos são territorialistas, se sentem inseguros fora de casa, onde são submetidos a estímulos diferentes, como sons e cheiros, e ficam tensos com a presença de cães, por exemplo:
— Temos pessoal especializado em felino com atendimento diferenciado e atendimento diferenciado porque a medicina de felinos é diferente dos cães. Ela é muito particular, então, praticamos todas as técnicas e manejos Cat Friendly Practice (Clínica Veterinária Amiga do Gato), que é uma certificação internacional para reduzir o estresses do paciente. Isso faz com que o atendimento seja mais tranquilo e facilita o acompanhamento da saúde e garantia do bem-estar dos felinos.
A clínica tem sala de emergência, dois consultórios que estão em atividade e dois que estão em andamento. Há também 12 boxes de internação e dois blocos cirúrgicos com seis box de recuperação. A Gatices conta também com loja especializada em produtos veterinários voltados apenas para gatos.