Acostumados com uma dieta a base de carne vermelha, os felinos do Gramadozoo entraram no clima da Semana Santa e foram alimentados com peixe nesta sexta (15). O casal de onças-pintadas, a onça-preta e os pumas que vivem no espaço receberam embrulhos recheados com peixes.
A ação faz parte do programa de enriquecimento desenvolvido pela equipe técnica do zoológico. As atividades especiais variam conforme a estação e são tematizados em datas comemorativas. Conforme o veterinário Thomas Poulton, o peixe dado aos felinos permite que os animais agucem seus instintos.
— Colocamos os peixes em embrulhos de juta e amarramos em cordas para estimular o salto. Como possuem olfato apurado, eles interagiram rápido. Não é alimentação. O alimento é dado no turno da noite — explica Poulton.
Outros animais irão participar das atividades neste fim de semana e o público visitante é convidado a acompanhar. Neste sábado (16), os macacos-prego e as macacas-aranha irão receber ovos de Páscoa recheados com frutas. Já os macacos-barrigudo, irão ganhar uma melancia com formato de orelha de coelho e recheada com os alimentos preferidos deles. Os veados-catingueiro irão receber embrulhos em formato de ovos recheados de pasto e folhagem.
Ainda no domingo de Páscoa, as aves do viveiro de imersão ganharão cascas de ovo de galinha pintadas com tinta atóxica e recheadas com sementes, além de pinhão.