No encerramento da 33ª edição da Festa da Uva o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) já aproveitou para anunciar a data da próxima edição do evento: 15 de fevereiro a 3 de março de 2024. Ele e a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) também confirmaram para 2023 a realização da Festa das Colheitas em três finais de semana: 24, 25 e 26 de fevereiro; 3, 4 e 5 e 10, 11 e 12 de março.
O prefeito ainda ressaltou que a Festa da Uva foi realizada com recursos mínimos, exigindo que todos os integrantes da comissão comunitária trabalhassem com criatividade. Ele citou a retomada da integração regional, com a participação de 20 municípios da Serra, tarefa conduzida pela vice-prefeita.
— A festa recriou este espírito regional. A integração será fundamental para o desenvolvimento econômico e social de todos os municípios — disse Adiló no discurso.
A cerimônia no palco 1, do parque, assim com a abertura teve a condução da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann. O trio lembrou do trabalho de divulgação em mais de 30 mil quilômetros percorridos, visitando 30 municípios em três estados e que muitos corações foram tocados. Elas também parafrasearam o escritor José Clemente Pozenato, que para haver festa é preciso alegria e para haver alegria é preciso estarmos juntos. E disseram que "a Festa da Uva 2022 foi construída por muitas mãos. Foram centenas de pessoas que, de forma voluntária, se doaram para a realização da maior festa comunitária do país."
Já o presidente da Comissão Comunitária Fernando Bertotto agradeceu o trabalho de toda a equipe que acreditou que a Festa poderia ser realizada com todos os cuidados sanitários vigentes.