Os acenos trocados entre atores, atrizes e figurantes e o público do Desfile Cênico Musical da Festa da Uva tiveram um ar de despedida na noite deste sábado, em Caxias do Sul. Foi, afinal, a última das seis apresentações que encantaram milhares de pessoas na Rua Sinimbu.
Para prestigiar a apresentação derradeira, as arquibancadas estavam lotadas, assim como as calçadas desde a Rua Alfredo Chaves até a Rua Marquês do Herval, por onde passa o desfile até chegar em frente à Catedral. E o corso retribuiu a presença com danças animadas, acompanhadas de palmas para marcar o ritmo, e muitos sorrisos distribuídos para os espectadores.
Entre os participantes, o sentimento era uma mistura de alegria pelo dever cumprido com a saudade antecipada de quando um momento feliz chega ao fim. Acima de tudo, todos demonstravam a felicidade e o orgulho de representar Caxias do Sul e suas respectivas comunidades.
_ Gosto muito da cultura italiana e da uva, e acho uma grande honra poder fazer parte disso. O desfile está muito bonito esse ano, representando a cidade de forma mais ampla, com o carro sobre o grafeno, mostrando o desenvolvimento tecnológico, e também trazendo os outros povos que fazem a cidade para se sentirem representados _ destaca Pedro Henrique Bertuol, 17 que interpreta a figura do agrimensor em uma das alas dedicadas à imigração.
A atmosfera também era festiva entre os figurantes da ala que representa a indústria. E se alguém acha que havia cansaço, engana-se. O que restou para os mais apaixonados pelo evento foi um gosto de "quero mais".
- É maravilhoso poder participar desse momento de retomada, sabendo que a cidade precisava dessa injeção de ânimo. Eu acho que podia ter pelo menos mais um desfile. Na verdade, podia ter todos os anos - comenta Eva de Fátima, 58.
Uma novidade foi a participação do embaixador da Festa, o menino de Antônio Prado Pedro Pastore, que transmitiu parte do desfile ao vivo para seus mais de 700 mil seguidores no Instagram.
- Que coisa mais linda piazada! Hoje tive a alegria de participar do Desfile Cênico Musical da Festa da Uva! Não tem coisa melhor do que ser colono - escreveu a jovem celebridade do mundo digital.
Quem também esteve presente, porém na arquibancada, foi o governador em exercício do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que assistiu ao Desfile ao lado do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
Outra novidade foi a participação, no desfile, da Comissão Social que organiza a Festa da Uva. O grupo passou pela Sinimbu antes do carro das soberanas, e a ele se juntou o prefeito, Adiló, e a vice-prefeita, Paula Ioris, para saudar e receber a saudação do público.
Antes da coreografia que marca a parte final do espetáculo, a rainha, Pricila Zanol, e as princesas, Bruna Mallmann e Bianca Fabro Ott, fizeram breves discursos em agradecimento à organização e às pessoas que prestigiaram a 33ª edição da Festa, que se encerra neste domingo, nos Pavilhões.
- Esses 16 intensos dias mostraram a força da comunidade em prol desse reencontro. Aprendemos que um simples olhar pode demonstrar acolhimento, cuidado e responsabilidade - destacou Bianca.
- Neste cenário, no coração da nossa cidade, nos despedimos. Mas foi aqui, também, que pudemos sentir a energia e a vibração de cada um que nos acompanharam e abrilhantaram todas essas noites - frisou Bruna.
- Deixamos como nossa marca a simplicidade, disponibilidade, carisma, acolhimento, sensibilidade, compreensão e garra, para nunca desistirmos dos nossos sonhos - pontuou a rainha.