Referência para 25 municípios, o Hospital Beneficente São Pedro, em Garibaldi, foi contemplado com a segunda etapa do programa Avançar na Saúde com um recurso de R$4 milhões para a ampliação dos serviços. A ordem de execução foi assinada nessa quinta-feira (10).
Quando a obra ficar pronta, o hospital passará a contar com um setor de hemodinâmica, que possibilitará procedimentos de cateterismo e angioplastia. Segundo o administrador da instituição, Jaime Kurmann, a expectativa é começar a realizar os serviços no primeiro semestre de 2023.
O contrato foi assinado pelo governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, que esteve em Garibaldi acompanhado da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Além do novo setor, três novas salas de cirurgia serão construídas na ampliação do Centro Cirúrgico em uma obra que totaliza 1.104 metros quadrados e eleva para 12 o número de leitos disponíveis. O administrador do hospital comemorou a realização dos investimentos que possibilitarão maior independência na área da saúde.
— Somos referência em cirurgia vascular, urologia e otorrino e, depois de concluída a obra, a parte cardiológica estará resolvida e a comunidade de Garibaldi não precisará mais se deslocar para realizar os procedimentos — disse Kurmann, referindo a necessidade de ir para outras cidades.
O hospital São Pedro tem 75% dos atendimentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim como Garibaldi, o programa Avançar na Saúde já aplicou recursos em outros municípios da Serra. Em fevereiro, a Fundação Amigos do Hospital de Bom Jesus recebeu R$ 600 mil para reforma e qualificação da instituição.