Montadas para aumentar a capacidade de acolhimento das Unidades de Pronto-Atendimento em Caxias do Sul, as tendas instaladas em frente às UPAs Central e Zona Norte serão desmontadas pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (21).
O avanço da cobertura vacinal e a redução nos casos de covid-19 motivaram a decisão. Segundo a prefeitura, a prestação de serviços não será alterada, pois os atendimentos já ocorrem normalmente no interior das unidades.
A tenda da UPA Central foi instalada no início da pandemia e realizava a triagem de pessoas com sintomas virais. Na primeira quinzena de março de 2021 a unidade chegou a operar com 180% da capacidade.
Em abril, após a reformulação da UBS São Vicente, no bairro Jardelino Ramos, e o desafogo nos atendimentos, a tenda foi retirada, mas precisou ser novamente instalada no final de maio devido ao aumento dos casos.
De acordo com a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi, atualmente, a redução na procura por atendimento é bastante expressiva e definiu a retirada das tendas.
— Não há mais necessidade, seja para a sala de espera ou para algum tipo de atendimento. As pessoas serão atendidas da mesma forma nas estruturas internas de ambas as UPAs. Havendo necessidade, poderão ser remobilizadas, se percebermos aumento expressivo no número de casos — explicou.
Segundo dados da Secretaria da Saúde, atualizados na sexta-feira (18), Caxias do Sul possui 398 pessoas em isolamento domiciliar e cinco pacientes internados em UTIs. A imunização completa contra a covid-19 já chegou a 76,55% da população estimada.