Longas filas se formavam na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, na manhã desse sábado (5) em busca de testes rápidos para covid-19 e também para receber aplicações de doses da vacina contra a doença para o público de 12 anos ou mais. As pessoas aguardavam em filas separadas para acessar a tenda montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender o público. No último mutirão 492 pessoas foram testadas. O número de testes disponibilizados neste sábado não foi informado.
O mutirão começou por volta das 10h e cerca de uma hora depois 61 pessoas já haviam feito o teste. Destes, 33 exames tiveram resultado positivo e 28 negativo para coronavírus. Jéssica Viganó aguardava ansiosa o resultado:
— Estou com dor de garganta e cabeça e decidi vir. Confesso que fiquei aflita na fila porque senti que corro o risco de ser contaminada porque muitos que estão esperando podem estar com covid-19.
A média de espera era de 15 a 20 minutos até ter o resultado em mãos:
— Pelo tamanho da fila parece que vai demorar mais, mas flui rápido. Estou muito feliz, até agora passei ilesa pelo coronavírus — comemorou ela, sem esconder a alegria e o alívio ao receber o resultado negativo para a infecção.
Clarinda Paim, 58, também considerou o serviço eficiente:
— Estou vacinada e nunca tive covid-19. Estou sentindo dor de garganta e fadiga, então achei melhor vir fazer o teste. É bom poder contar com o serviço gratuito.
Quem esperava o resultado, assim como ela, demonstrava ansiedade próximo à tenda. Para casos positivos, um médico da SMS conversava e orientava a pessoa sobre o isolamento e o que fazer se tiver sintomas mais graves. A secretaria afirma ainda que há testes suficientes, e que caso terminem os que estão disponíveis na Praça Dante, há material para repor e atender a demanda.
Busca por vacinas também era intensa
Na semana passada foram vacinadas 648 pessoas na tenda montada na área central. Até o meio-dia desse sábado, pelo menos 200 receberam as aplicações. Na tenda, eram aplicadas doses contra a Influenza também. A expectativa da SMS é que o mesmo número de pessoas busque a imunização até as 15h. Não há testes de covid-19 nas quatro UBSs que vacinam neste sábado, apenas na Praça Dante Alighieri.