Depois de ser cancelado por causa da chuva na sexta-feira (18), o primeiro Desfile Cênico Musical da 33ª edição da Festa da Uva ocorreu na noite deste domingo (20) com bom público que preencheu os 1,2 mil lugares na arquibancada montada em frente à Catedral Diocesana e as calçadas entre as ruas Alfredo Chaves e Doutor Montaury, área central de Caxias do Sul.
No alto dos prédios, dezenas de pessoas também acompanharam a estreia do corso, que começou com o pré-desfile de veículos antigos, ônibus e caminhões e chegou ao ápice com os carros alegóricos e figurantes, as rainhas de outras edições, as embaixatrizes e o trio de soberanas da celebração deste ano, Pricila Zanol, Bianca Ott e Bruna Mallmann.
A organização da Festa desafiou a instabilidade do clima e garantiu a realização do desfile, mesmo com as pancadas de chuva registradas cerca de duas horas antes do evento. Integrante de um grupo de turistas de Minas Gerais, Marlucia Aparecida Gomes Alves, 54 anos, estava entre as pessoas que torciam para a chuva não voltar e conseguir aproveitar da melhor forma as atrações:
— Pedi a Deus que parasse de chover, porque era meu sonho conhecer o desfile, as pessoas me falavam muito dele, não sei muito o que esperar, imagino que tenha teatro, música e fantasias — revelou, com ansiedade.
Atrizes em pernas de pau surpreenderam o público às 20h30min, dando início ao corso. Fantasiadas de deusas, elas que representavam valores como Justiça, Harmonia, Saúde, Paz e Segurança tiveram a missão de abrir alas para o carro das embaixatrizes, que veio logo atrás acompanhado por crianças vindimeiras. Figurantes que carregaram balões representando suas origens europeias, indígenas e africanas do povo que habita a cidade abriram caminho para a série de dez carros alegóricos presentes na Rua Sinimbu.
Embalado pela música clássica da Orquestra Municipal de Sopros que trouxe músicos e intérpretes convidados, o desfile se estendeu até as 22h30min apresentando todos os aspectos de uma cidade multicultural. O empresário Dilmar Ruzzarin, 65 anos, gostou de ter presenciado novas alas na apresentação deste ano.
— Muito bom ter a ala das baianas, dos ciganos, que não tinham em outros eventos, está muito bom, é um espetáculo gostoso, definiu ele.
Já perto do fim, o momento mais emocionante da noite. Luzes se desligaram e os pensamentos se elevaram àqueles que colocaram suas vidas em risco para salvar tantas outras. A homenagem aos profissionais da saúde se deu através de projeções digitais na Catedral Diocesana e motivou uma extensa salva de palmas do público que acendeu os flahs dos celulares e criou uma constelação de luzes na arquibancada enquanto um coração pulsava projetado na igreja.
A emoção da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Ott e Bruna Mallmann podia ser visualizada ainda quando o principal carro do Desfile Cênico Musical surgiu na esquina da Rua Marquês do Herval, ás 22h15min. Ao se aproximarem do público na arquibancada, com a Catedral à suas costas, rainha e princesas se deram as mãos como se ajudassem umas as outras a conterem as lágrimas e entender a emoção de viver seu primeiro desfile.
Para finalizar a noite, o trio subiu às escadarias da igreja e acompanhas de um coral infantil, celebrou o encerramento da primeira noite de desfiles com a música oficial da 33ª Festa da Uva.
Os próximos desfiles estão programados para os dias 23, 24 e 26 de fevereiro e 1º e 5 de março, sempre às 20h. As apresentações são gratuitas, mas, para quem optar por ir nas arquibancadas, o valor do ingresso é R$ 40 e a meia-entrada custa R$ 20. A compra pode ser feita pelo site da Festa da Uva.