Dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que cerca de 124 mil pessoas em Caxias do Sul estão com alguma dose da vacina contra a covid-19 em atraso. O número, atualizado na quinta-feira (10), considera quem ainda não completou o esquema primário, com duas doses, e também quem não compareceu para a aplicação da dose de reforço, ambas disponíveis na rede pública de saúde.
Somente em relação à segunda dose, há 31.568 pessoas em atraso na cidade. Elas representam aquelas que deixaram expirar o prazo para completar o esquema primário, que varia de acordo com a vacina recebida: 28 dias (quatro semanas) de intervalo para a Coronavac, 56 dias (oito semanas) para a Pfizer e entre 70 e 84 dias para a AstraZeneca (10 a 12 semanas). A segunda dose está disponível para público acima de 12 anos.
Em relação à dose de reforço, segundo a SES, 92.047 mil pessoas acima de 18 anos estão com ela em atraso, ou seja, com mais de quatro meses desde a segunda dose ou dose única. Ainda segundo dados divulgados pela secretaria, 89.873 caxienses estão aguardando dentro do prazo para fazer a terceira dose. O reforço ainda não foi aberto para os adolescentes de 12 a 17 anos e para as crianças de 5 a 11 anos.
Estar com a carteira de vacinação atrasada não indica somente falta de procura da comunidade em se proteger contra o vírus. Além de quem realmente não fez a dose, a SES alerta que é possível que alguns casos de vacinação ainda não estejam computados no banco de dados do PNI. Em Caxias, por exemplo, a atualização de dados de vacinação é manual e registra atraso.
Outra possibilidade é a demora na aplicação da imunização devido ao diagnóstico positivo para covid-19 ou contato com alguém infectado - já que os casos aumentaram desde o final do ano passado e atrapalham o andamento da vacinação. Nessas situações, a orientação é postergar o reforço por 30 dias. Estatísticas da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul mostram que, entre 04 de janeiro e quinta (10), 15.931 caxienses pegaram coronavírus.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, alerta para o risco que representa não estar com o esquema atualizado.
— Observamos muito claramente que estar com a vacinação em dia, com o esquema completo de duas doses ou dose única mais a dose de reforço, tem um significativo impacto na queda dos riscos de ter casos graves e mortes pela covid-19 — afirma.
Além disso, ter a vacinação em dia será um pré-requisito para acompanhar as atrações da Festa da Uva, seja nos pavilhões, nas arquibancadas dos desfiles e também para assistir aos seis shows nacionais. Os pavilhões também contarão com um posto de vacinação para a covid-19. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, a cidade está atualmente com 79,3% da população adulta com esquema vacinal completo. Em primeira dose, 86,4% deste público foi vacinado.
Neste final de semana, haverá mutirões de vacinação em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Canela, Vacaria e Flores da Cunha.
Pessoas com vacinação atrasada ou aguardando prazo na região:
:: Caxias do Sul
2ª dose
Atraso: 31.568
Aguardando prazo: 6.774
Reforço
Atraso: 92.047
Aguardando prazo: 89.873
:: Bento Gonçalves
2ª dose
Atraso: 15.890
Aguardando prazo: 104
Reforço
Atraso: 35.919
Aguardando prazo: 20.407
:: Farroupilha
2ª dose
Atraso: 4.432
Aguardando prazo: 601
Reforço
Atraso: 13.401
Aguardando prazo: 15.549
:: Gramado
2ª dose
Atraso: 3.300
Aguardando prazo: 645
Reforço
Atraso: 7.708
Aguardando prazo: 10.147
*Dados atualizados na quinta-feira (10)
Fonte: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e Secretaria Estadual da Saúde (SES)