A transmissão do Jornal do Almoço direto da Festa da Uva 2022 em Caxias do Sul nesse sábado (19) é marcante por uma série de motivos. O programa foi o primeiro fora do estúdio desde o começo da pandemia de covid-19, em 2020, mas também dá a largada a comemoração dos 50 anos do JA. Ele também marca a chegada da televisão em cores no Brasil que teve a primeira transmissão em 19 de fevereiro de 1972. Foram transmitidas imagens dos Pavilhões e do desfile.
Quem acompanhou a desenvoltura das apresentadoras Cristina Ranzolin e Shirlei Paravisi não tem ideia do que é necessário para levar o programa ao ar. Grupos artísticos, cantores, produtores rurais esperavam ansiosos para participar ao vivo:
— Estamos trabalhando há meses nesse JA especial que é o primeiro, entre outros, para comemorar os 50 anos do programa. É um momento emocionante e com a TV novamente fora do estúdio. A televisão é uma companhia cada vez mais constante e parece simples estar próximo do público, mas envolve muitas pessoas e planejamento. A alegria também é imensa com essa proximidade — explica o editor-chefe do JA Silvio Barbizan.
Para a apresentadora Cristina Ranzolin é emocionante esse reencontro com o público. Enquanto conversava com a reportagem ela atendia os telespectadores que a chamavam para tirar fotos.
— São 50 anos de JA e mais da metade comigo. Já são 33 Festas da Uva e Caxias do Sul é a terra do meu pai. Fico emocionada porque grande parte da minha infância passei em Caxias. É emocionante esse programa que marca as comemorações. Vamos percorrer outras cidades e ter contato com os telespectadores. E isso é muito rico — declarou.
A apresentadora local do programa, Shirlei Paravisi, também se emocionou:
— É uma volta as minhas origens. Um programa especial sempre me faz reviver minhas memórias. Tivemos o retorno das externas (apresentações fora do estúdio).
O programa teve trechos da primeira transmissão em cores e cada bloco dropes de festas antigas. A equipe de reportagem da RBS TV também participou da transmissão de diversos pontos dos Pavilhões, mostrando o que os visitantes podem encontrar durante o evento que segue até 6 de março.