Após o primeiro final de semana de Festa da Uva, em Caxias do Sul, a organização fará alguns ajustes. Uma delas é a colocação de mais lixeiras no Parque de Eventos ainda nesta segunda-feira (21). Conforme o presidente da comissão comunitária, Fernando Bertotto, houve a necessidade porque os visitantes recebem a uva no pórtico e comem ao longo do caminho nos Pavilhões.
— O pessoal está se espalhando para comer a uva. Pega na entrada e vai comendo durante o percurso. Precisamos melhorar essa logística, colocando mais latas de lixo e deixando o pessoal da limpeza mais presente para deixar o ambiente mais limpo e agradável — explica Bertotto.
Também nesta segunda será concluída adesivagem de material no Centro de Eventos — na sexta (18), abertura da Festa, não foi possível terminar por causa da presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, na Festa. Além disso, será instalada música italiana na entrada do Centro de Eventos, onde há imagens de boas-vindas aos visitantes.
Outro ponto é o reforço no pedido para uso de máscara — ouvintes da Gaúcha Serra reclamaram, na manhã dessa segunda-feira, do desrespeito ao uso da proteção durante os shows de sexta e sábado. Bertotto, diz que irá solicitar ajuda à produtora dos espetáculos. A ideia é que os músicos peçam ao público que respeite a regra.
O presidente destaca que tem verificado o uso de máscara nos demais ambientes do Parque de Eventos e, inclusive, na entrada dos shows. Porém, ainda segundo ele, após acessar o espaço, as pessoas tiram a proteção.
— O que acontece é que por ser show e ter bebida as pessoas tiram a máscara para beber. Mas a gente tem reforçado para que usem. Algumas pessoas acabam ficando com a máscara pendurada no queixo porque estão consumindo algum tipo de bebida. Mas estamos reforçando para que as pessoas usem a máscara tapando boca e nariz — frisa.
De acordo com presidente da comissão comunitária, a orientação para uso da máscara tem sido feita pela equipe de segurança dos shows. Bertotto diz que ele mesmo quando vê alguém sem máscara pede para que a pessoa coloque.