Apenas no mês de janeiro deste ano já foram localizados 43 focos de Aedes aegypti em Caxias do Sul. A quantidade reforça a necessidade de cuidados, pois representa 21% do total encontrado em todo o ano passado. Em 2021, foram localizados 209 focos. Esse dado mantém a cidade em estado de alerta para a infestação do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.
Somente no bairro Cruzeiro, foram encontrados 24 focos neste ano, seguido de oito focos no bairro Pioneiro, dois focos no Pio X e um foco cada nos bairros São José, Marechal Floriano, Santa Lúcia Cohab, Santa Catarina, Tijuca, Mariani, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Romana, Charqueadas I.
O município aguarda o resultado do teste de um caso suspeito de um morador que teve sintomas da dengue. Conforme alertou, em nota, a diretora técnica da Vigilância Ambiental em Saúde, Sandra Tonet, o descaso da população é preocupante:
— As pessoas precisam entender que a situação é séria, que cada um precisa fazer a sua parte, que de nada adianta o trabalho dos agentes de combate às endemias se cada pessoa não olhar para o seu pátio. A doença está batendo à nossa porta.
O mosquito se reproduz em água parada, por isso, é importante ter atenção em todos os ambientes. Para enfrentar o Aedes é necessário sempre fechar bem os reservatórios de água, limpar os bebedouros de qualquer animal de estimação e descartar lixo da forma correta.
A dengue é uma doença que pode levar a óbito, por isso, caso sejam encontrados focos positivos (com presença do mosquito Aedes aegypti) pode ser aberto um processo administrativo sujeito à multa ou advertência por não seguir as instruções ao combate da dengue. Além de limpar o próprio pátio, a população também pode ajudar denunciando situações suspeitas para o Alô Caxias, pelo telefone 156.
Orientações para evitar a proliferação:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos
- Recolher o lixo do pátio
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca
- Tampar caixas d’água
- Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos
- Limpar as calhas
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água
- Eliminar os pratinhos das plantas