As diversas variedades de uvas que ficarão expostas no Centro de Eventos, em Caxias do Sul, de 18 de fevereiro a 6 de março, na Festa da Uva 2022, chegaram nessa quinta-feira (17) ao Parque Mário Bernardino Ramos. Os produtores que participam da Exposição de Uvas da edição de 2022 estiveram no espaço para começar a montagem. O local é um dos mais visitados ao longo do evento por quem quer contemplar e sentir o aroma da fruta.
São cerca de 40 variedades produzidas por 222 agricultores, que se inscreveram na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). Eles concorrem nas modalidades variedades isoladas, conjunto de variedades, mostra de uva orgânica e mostra de uvas diversas. Vão estar expostas as uvas Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada, Lorena, Moscato Branco, Cabernet Sauvignon, Itália, Rubi e BRS-Magna.
— A variedade Bordô foi a mais prejudicada pela estiagem e tivemos uma redução no número de expositores justamente por isso — aponta o secretário de Agricultura de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, que estava no Centro de Eventos acompanhando a montagem da exposição. — Por outro lado, a uva de mesa, como tem irrigação, está de ótima qualidade. Está muito bonita. Está bonito esse espaço aqui e tem esse aroma no ar — complementa ele.
O julgamento das melhores uvas ocorre a partir das 16h dessa quinta-feira. Os critérios de julgamento, em linhas gerais, são padrão varietal e comercial que a variedade se destina, sanidade, uniformidade de maturação e de tamanho das bagas, bem como a presença de resíduos/impurezas. A premiação será uma viagem para 20 viticultores ou expositores, incluindo transporte, pernoite, café da manhã, almoço e jantar. O destino e o período da viagem serão definidos pela Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva.