Correção: são 115,5 mil doses da vacina contra a covid-19 em atraso, e não quase 122 mil doses como publicado entre as 14h38min e as 19h32min de 21 de fevereiro. O texto já foi corrigido.
Caxias do Sul ampliou os pontos de vacinação contra covid-19. A partir desta segunda-feira (21), são 20 unidades básicas de saúde (UBS) aplicando todas as doses para crianças, adolescentes e adultos e outras 10, em localidades distantes, que farão as vacinas por agendamento. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e alcançar quem tem doses em atraso.
Conforme estimativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 29,6 mil pessoas com segunda dose em atraso e 79,6 mil com a terceira dose atrasada em Caxias do Sul. Metade das 12,7 mil pessoas que receberam a dose única de Janssen ainda não retornaram para fazer a aplicação de reforço. Em relação à imunização de crianças, até o momento a cobertura vacinal é de 26,3%.
As UBSs do interior de Caxias ou em pontos distantes realizarão a vacinação por agendamento. A orientação vale para Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca e também Campos da Serra, Forqueta, Galópolis e Villa-Lobos. Como esses locais têm menor procura, o agendamento é necessário para evitar a perda de doses.
— É importante destacar que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo coronavírus, tendo maior risco de complicações da doença bem como maior risco de evolução para quadro que necessite de internação hospitalar e que possa evoluir a óbito. Além disso, a vacina tem importante papel na diminuição da circulação do vírus e no controle do surgimento de novas variantes — afirma a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.
Com a alteração, a população encontrará em todos os 30 locais a primeira, a segunda dose e também as doses de reforço (terceira, quarta), além do reforço da Janssen, sendo que em 10 unidades será necessário agendar. Também haverá, até o dia de março, o ponto de vacinação nos pavilhões da Festa da Uva, onde são atendidos adolescentes (12 a 17 anos) com primeira e segunda dose e também terceira dose e reforço da Janssen para 18 anos ou mais.
A SMS também trabalha na logística para iniciar a disponibilização de vacinas contra covid-19 em farmácias — que seguirão sendo ofertadas gratuitamente. Também são anunciadas ações de vacinação e testagem aos sábados nos dias 19 e 26 de fevereiro e 5 de março.
Pontos de vacinação:
:: UBSs Bela Vista, Centro de Saúde, Cristo Redentor, Diamantino, Fátima Alta, Madureira, Pioneiro, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São Leopoldo e Serrano: 8h às 15h
:: UBV Alvorada (abre a partir de terça-feira, 22): 8h às 15h
:: UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê: 8h às 20h
Por agendamento:
:: Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca, Campos da Serra, Forqueta, Galópolis e Villa-Lobos
Atenção aos prazos:
Primeira dose
:: Quem deve fazer: todos a partir de 5 anos de idade
Segunda dose
:: Coronavac: 28 dias após a primeira dose
:: AstraZeneca e Pfizer: oito semanas após a primeira dose
:: Quem deve fazer: todos
Terceira dose/reforço
:: Quatro meses após a segunda dose de AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer
:: Quem deve fazer: todos de 18 anos ou mais
Reforço da Janssen
Dois meses após a dose única
Quem deve fazer: todos vacinados com uma dose de Janssen
Quarta dose
Quatro meses após a terceira dose
Quem deve fazer: pessoas com imunossupressão
Documentação:
:: Crianças de cinco a 11 anos: carteira de vacinação, certidão de nascimento, CPF e Cartão SUS. Ir acompanhadas de pais ou responsáveis legais. Se acompanhadas de outro adulto, levar autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais (tinyurl.com/autoriza-vacina)
:: Adolescentes: carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF e Cartão SUS (se tiver). Jovens de 12 a 15 anos: ir acompanhados dos pais ou responsáveis ou levar autorização assinada (disponível em tinyurl.com/covid-adolescente). Para 16 e 17 anos, essa exigência não é necessária
:: 18 anos ou mais: documento pessoal com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Segunda, terceira e quarta doses e reforço da Janssen, levar também a carteira de vacinação
:: Para comprovar comorbidade: atestado médico que confirme a comorbidade ou receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano.