Anunciada em julho do ano passado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, a Clínica Municipal de Fisioterapia pode entrar em funcionamento até o fim do primeiro trimestre deste ano. Segundo a secretária Daniele Meneguzzi, a inauguração do espaço está travada nas burocracias que envolvem o processo licitatório de compra de equipamentos, os quais ainda não foram entregues à prefeitura. A estrutura funcionará com foco inicial na reabilitação de pacientes pós-covid-19.
Conforme a secretária, a sala que receberá a clínica já passou por obras e ficará localizada junto ao Centro Especializado em Saúde (CES), localizado na Rua Sinimbu, 2.231, no Centro. As melhorias foram realizadas com recursos próprios da pasta e o investimento em materiais é estimado em R$ 200 mil. Quatro profissionais de fisioterapia devem atuar na Clínica Municipal.
— De qualquer forma, é importante ressaltar que os pacientes que têm necessidade de reabilitação pós-covid estão sendo atendidos em clínicas parceiras, com as quais mantemos contrato, mas, obviamente, com o centro aberto, poderemos ampliar o atendimento. Os pacientes não estão desassistido, o que a gente não consegue é atender a toda a demanda e os casos que surgirão em função do agravamento da pandemia — avalia a secretária da Saúde.
Além das clínicas parceiras, o atendimento é feito, gratuitamente, no Centro Integrado de Saúde do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). A ideia não é extinguir as parcerias após a abertura da Clínica, pelo contrário, o objetivo é poder atender ainda mais pessoas que precisam de apoio para a recuperação respiratória.
Atualmente, quem precisa do serviço deve buscar atendimento inicial junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. O encaminhamento é feito pelos médicos de cada postinho, a partir da avaliação das necessidades de cada caso.
Sobre o número de atendimentos que a Clínica Municipal será capaz de fazer mensalmente, Daniele diz que é difícil estimar, pois depende das particularidades clínicas de cada paciente.
— Podemos ter pacientes que precisem de 10 sessões (de fisioterapia), de 20, de 30... A clínica vai funcionar de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com quatro fisioterapeutas atendendo, de modo que poderemos oferecer consultas a um número bem importante de pacientes — detalha a titular da SMS.
Vacinação em farmácias até o fim de fevereiro
Outra proposta da SMS anunciada em 2021 e que está perto de se concretizar é a vacinação contra a covid-19 em farmácias de Caxias do Sul. A expectativa é que a população adulta possa, até o fim do mês, buscar as doses junto às redes de farmácia Panvel e São João.
— As farmácias já foram capacitadas e nós estamos, agora, tramitando, já em via de assinatura nos próximos dias, o convênio com estas farmácias, o que vai habilitá-las juridicamente a poder fazer as aplicações das vacinas — explica a secretária municipal da Saúde.
Uma das intenções é que a população tenha mais opção de horários e de dias para buscar o imunizante, o qual, hoje, está restrito ao horário de funcionamento das UBSs e às ações de vacinação aos finais de semana.