Com o objetivo de levar adiante um serviço realizado desde 2012, a sede de Caxias do Sul do Centro de Valorização da Vida (CVV) organiza para o próximo mês um curso que irá capacitar novos voluntários para atuarem no serviço de apoio emocional e prevenção de suicídio.
Cedido pelo Ministério da Saúde, o número 188 é atendido por mais de quatro mil voluntários em todo o país e oferece um canal de escuta e amparo para pessoas que, com problemas emocionais, precisam ter suas angustias compartilhadas.
Segundo o voluntário José Ademir Theodoro, 58, hoje o serviço conta com 40 voluntários em Caxias do Sul, mas precisa ser ampliado principalmente aos finais de semana e madrugadas. De acordo com o Centro de Valorização da Vida são nestes períodos que a demanda aumenta consideravelmente e muitas pessoas, por se sentirem sozinhas, procuram o atendimento por telefone.
A capacitação é gratuita com duração de quatro meses e terá início no dia 9 de março. Realizado de forma remota pelo aplicativo Zoom, o curso irá ocorrer uma vez por semana das 23h às 2h.
— É uma experiência, nunca fizemos a capacitação neste horário da madrugada, e isso não obriga o voluntário interessado a prestar o serviço nesse período, se ele não tiver a disponibilidade, vamos colocá-lo em outro horário, explicou José Thedoro.
Em março o Centro de Valorização da Vida completa 60 anos com o orgulho de ter amparado milhares de pessoas e o desejo de continuar realizando um serviço tão importante. A ONG oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, 24 horas, todos os dias.
De acordo com Centro de Valorização da Vida para ser voluntário é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade para realizar os atendimentos durante oito horas quinzenais. O voluntário também precisará participar de reuniões de grupo uma vez por mês e realizar capacitações oferecidas pelo CVV uma vez por ano.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail caxiadosul@cvv.org.br, ou pelos WhatsApp (54) 996880773.