Os serviços de vacinação contra a covid-19 para crianças e adultos e a testagem para a doença estão sendo oferecidos neste sábado (29) em Caxias do Sul. A imunização de crianças de cinco a 11 anos com e sem comorbidades e atualização do calendário de vacinas são exclusivas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto a vacinação de adultos e a realização de testes é feita somente na Praça Dante Alighieri. Os atendimentos seguem até as 15h.
A vacinação para crianças está sendo oferecida nas UBSs Bela Vista, Pioneiro, Planalto Rio Branco e São Leopoldo. Na UBS Bela Vista, cerca de 20 crianças aguardavam com os seus responsáveis na fila pouco antes dos atendimentos começarem. Por volta das 11h, uma hora depois do início da vacinação, já não havia mais espera e quem chegasse na unidade era atendido.
A moradora Fernanda Lima levou a filha Sophia, de 5 anos, para ser imunizadas contra o coronavírus. A pequena chegou na fila bastante animada, contente, conversando, mas ficou um pouco assustada após receber a vacina. Fernanda contou que se sentiu aliviada em poder imunizar a filha contra a doença.
— Pelo menos eu sei que, se alguma acontecer, a probabilidade dela ficar doente é um pouco menor. Alivia, sim, porque antes era o desespero e uma preocupação total — define.
Quem também levou os três filhos se vacinarem neste sábado foi Camila de Almeida, 39, que estava acompanhada dos pequenos Miguel, 9, José, 8, e Lucas, 6. Miguel contou que, assim como os irmãos, estava ansioso para se vacinar e definiu o momento da aplicação como muito tranquilo.
— Foi bem de boa — disse.
Na UBS Bela Vista, estavam sendo aplicadas vacinas Coronavac para crianças de seis a 11 anos (exceto aqueles que possuem imunossupressão, que são imunizadas com Pfizer), enquanto meninos e meninas de cinco anos recebiam doses da Pfizer. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que autorizou a aplicação dos dois imunizantes conforme a faixa etária.
Na sexta (29), algumas unidades tiveram falta do imunizante da Pfizer, uma vez que a prefeitura aguarda a chegada de novo lote dessa vacina. A Secretaria da Saúde de Caxias alertou que, caso esgotem as doses de Pfizer para as crianças de cinco anos ou com imunossupressão, a vacina poderá ser aplicada em outra data, tão logo seja restabelecido o abastecimento.
Praça concentrou vacinação de adultos e testagem
Além do reforço infantil, a comunidade procurou também por vacinas em adultos e testagem, que ficaram concentradas somente na Praça Dante Alighieri. Esse é o quarto sábado seguido com ações de saúde no local.
Na Praça Dante podem ser feitas neste sábado, também até às 15h, a vacina para covid-19 de pessoas acima de 12 anos, o teste para o coronavírus de pessoas com sintomas da doença e também a vacina Influenza/gripe para quem não se vacinou em 2021, já que a campanha deste ano ainda não começou.
No final da manhã, não havia grande procura pelos testes. Enquanto poucas pessoas aguardavam na fila, outras esperavam pelo resultado do exame, que é divulgado, em média, 30 minutos após o procedimento. Já para as vacinas, a tenda montada tinha mais movimentação, indicando grande procura pela proteção.
A vacinação foi em dose dupla para a família da professora Elires Capellesso, 43. Ela se vacinou com a terceira dose na Praça Dante Alighieri por volta do meio-dia. Mais cedo, ela levou a filha Eduarda, 9, para receber a vacina na UBS São Leopoldo.
— Não estávamos na cidade e aproveitamos essa ação para todo mundo da família se vacinar. Não fiquei mais do que três minutos na fila, então foi muito rápido — destacou.
Neste sábado, podem receber a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer quem fez a primeira em 4 de dezembro ou antes. Já a segunda dose de Coronavac está sendo aplicada em quem recebeu a primeira vacina no dia 3 de janeiro ou antes. Para a terceira dose, ou seja, a dose de reforço, que é a principal procura, podem buscar a vacinação pessoas de 18 anos ou mais que fizeram a segunda dose de qualquer imunizante no dia 29 de setembro ou antes. Maiores de 18 anos com imunossupressão podem se vacinar com a dose de reforço desde que tenham feito a segunda dose no dia 3 de janeiro ou antes. A terceira dose do imunizante Janssen também está disponível. Neste caso, podem se vacinar pessoas de 18 anos ou mais que tenham feito a segunda dose há dois meses ou mais.
O município aplica também a quarta dose, exclusiva para pessoas com imunossupressão. Podem procurar a vacinação quem fez a terceira dose no dia 29 de setembro ou antes.
Em relação aos testes, o procedimento é feito em pessoas com sintomas gripais, com prioridade para idosos, gestantes e trabalhadores em geral. Essa alteração foi feita desde o último sábado devido à alta procura por testes e a impossibilidade de atender a toda a demanda. Os dados oficiais de atendimentos devem ser divulgados pela Secretaria da Saúde na segunda-feira (31).