A partir deste final de semana, a relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis estará disponível para visitação no Santuário de Caravaggio. A peça será apresentada ao público no domingo (23), durante a missa das 17h. Após, ela vai permanecer em exposição no Santuário Antigo, ao lado do principal.
A relíquia foi concedida ao bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, durante viagem de férias à Itália, em visita à família. O bispo participou do lançamento do novo livro Il segreto di mio figlio (O Segredo de Meu Filho), escrito pela mãe de Carlo, Antonia Salzano Acutis. O bate-papo entre o religioso e a mãe de Acutis ocorreu no dia 19 de novembro, na cidade de Milão.
— Nossa gente gosta de tocar as estátuas, os santos e crucifixos e assim também será com a relíquia para pedir as graças que precisamos. Sobretudo, eu entendo que Deus colocou a relíquia perto de nós para ajudar na educação da juventude para que aproxime de Deus e se entusiasme, assim como fez Carlo Acutis — explica Ruffinoni.
A mãe de Acutis entregou a Ruffinoni fios de cabelo do jovem juntamente com um certificado de autenticidade da peça. Os cabelos do beato foram trazidos pelo bispo ao Brasil em dezembro de 2021.
Quem visitar o Santuário Antigo poderá contemplar a relíquia e aproveitar o momento para oração e reflexão sobre a vida do jovem beato. Dom Alessandro é o organizador da exposição Milagres Eucarísticos, que está disponível em Farroupilha. A exposição é um projeto idealizado mundialmente por Carlo Acutis antes de morrer e reúne todos os Milagres Eucarísticos que estão relacionados com a Eucaristia e a sagrada hóstia e que foram reconhecidos pela Igreja. A exposição possui 160 painéis com os milagres.
— Tudo isso o Carlo fez para incentivar a fé e o amor pela eucaristia e ajudar a crer que em cada missa Jesus está presente. Estes milagres são fatos extraordinários que confirmam nossa fé na eucaristia da missa — detalha.
O visitante do Santuário também receberá um marca-páginas com a foto de Carlo na frente e, no verso, uma oração criada por Dom Alessandro e Julia Zucco Giacomin, uma jovem farroupilhense muito devota do beato Carlo Acutis.
Quem foi Carlo Acutis
Carlo Acutis foi um adolescente católico italiano nascido no Reino Unido e beatificado pela Igreja católica. Apesar de ser natural de Londres, na Inglaterra, foi em Milão que ele passou a maior parte do tempo morando com os pais. Carlo viveu uma vida de amor e devoção a Cristo e à Eucaristia e utilizou a internet e as tecnologias para evangelizar e interceder pela vida daqueles que não conhecem Jesus. O rapaz morreu de leucemia, em 2006, e foi beatificado em 2020, na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália.
Apesar de nunca ter conhecido o Brasil, o país tem ligação com o jovem por causa dos milagres realizados. A Comissão para a causa dos santos, no Vaticano, reconheceu o milagre pela intercessão de Carlo Acutis, onde um menino brasileiro, do Mato Grosso do Sul, foi curado de uma anomalia congênita no pâncreas, uma doença rara. Em 2010, este menino, ao visitar a Capela de Nossa Senhora Aparecida, teria se curado depois que o avô tocou as roupas de Carlo Acutis que estavam em exposição na capela.
Acutis teve o corpo exumado em 2019 e foi encontrado sem sinais de decomposição. Ele é associado à internet porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto.