Diversão e tradição no interior de Caxias do Sul, os Jogos Coloniais estão de volta. A abertura oficial da competição aconteceu na Avenida Júlio de Castilhos, junto à Praça Dante Alighieri convidando a todos para as brincadeiras. Autoridades e profissionais da imprensa participaram das tradicionais provas, como arremesso de queijo, corrida de plantadeira e debulhar milho.
A competição foi criada em 1994 com o nome de Olimpíadas Coloniais. Sua última edição foi na Festa da Uva 2016, já que os jogos foram cancelados na edição de 2019 da Festa da Uva. O resgate da valorização do colono foi exaltado durante o lançamento.
— A gente nem olha o desempenho (nas provas), porque é muito divertido e convidamos todos a participar. Os Jogos Coloniais resgatam nossas tradições italianas. São provas divertidas e bem características. Estamos na contagem regressiva para a Festa da Uva com muitos eventos nos próximos 27 dias — destaca o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, que também participou das provas.
Na abertura, é tradição a participação dos profissionais da imprensa. A escolha é uma forma de enaltecer aqueles que ajudam na divulgação da Festa da Uva.
— Já tomei queijada na cabeça e caí de carriola em outras oportunidades. Hoje, participei deste pontapé inicial. É algo muito bacana e nosso, (os Jogos Coloniais) tem o DNA da nossa região. Mesmo com as restrições do momento (devido ao coronavírus) é muito bacana ver as pessoas reunidas aqui na Praça Dante Alighieri — celebra Cleberson Portela, da TV Festa da Uva, que homenageou o radialista Jorge Estrada, falecido no ano passado.
O lançamento neste sábado (22) foi uma festa para público, com distribuição de sucos de uva e picolés. Destaque para a corte da Festa da Uva, com rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann, participando da maioria das provas. Com a gentileza característica, o trio não poupou sorrisos para atender dezenas de pedidos de fotos, dando atenção especial a todas as crianças.
No interior, a competição será para valer. Nas próximas semanas, as comunidades disputarão 15 etapas (veja abaixo) em busca do prêmio de R$ 10 mil. Os atletas podem se inscrever na hora. A grande final ocorre no dia 6 de março, na Rua Sinimbu, em frente à Catedral.
Ao todo, são 11 as modalidades de jogos coloniais: arremesso de queijo, fazer bíguli, corrida de carriola, debulhar milho, corrida de plantadeira, amassar uvas com os pés, corrida de trator, cocanha (pau de sebo), chute a gol, corrida de saco e mini 48 (bochinha).
Paralelo aos Jogos Coloniais, acontece também a retomada da Paralimpíada Colonial, com a participação de alunos das escolas especiais do município. As provas ocorrem no dia 4 de março, a partir das 14h, no Enxutão.
Datas dos Jogos Coloniais:
:: 29/01 - Linha 40 – 15h
Local: Em frente à igreja
:: 30/01 - Galópolis – 10h
Local: Em frente à igreja
:: 05/02 - São Luiz – 15h
Local: Campo de futebol
:: 06/02 - Fazenda Souza – 15h
Local: Carapiaí
:: 12/02 - Criúva – 15h
Local: Em frente ao salão paroquial
:: 13/02 - Santa Lúcia do Piaí – 10h
Local: Na rua em frente à igreja
:: 13/02 - Vila Oliva – 15h
Local: Na rua em frente à igreja
:: 19/02 - Vila Cristina- 15h
Local: Campo de futebol
::20/02 - Forqueta – 10h
Local: Rua lateral da praça da igreja
:: 20/02 - Desvio Rizzo – 15h
Local: Em torno da lagoa
:: 26/02 - Vila Seca – 15h
Local: Em frente à igreja
:: 27/02 - Ana Rech – 10h
Local: Praça
:: 04/03 – Paralimpíada Colonial - 14h
Local: Enxutão
:: 06/03 – Final dos Jogos – 10h
Local: Praça Dante (em frente à Catedral)