A busca por hospitais de pacientes suspeitos e confirmados para covid-19 está aumentando na Serra gaúcha, assim como dispara o número de contaminados. Só que eles ainda não estão sendo internados por complicações com a infecção pela variante Ômicron, mesmo que ainda seja cedo para determinar qualquer prognóstico de que a variante seja menos agressiva. Ao menos é isso que apontam os números da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que acompanha diariamente a situação com as instituições de saúde.
No Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, a busca por atendimento no pronto-socorro de pacientes com síndromes gripais quase dobrou em relação ao mês de dezembro. No último mês de 2021, a média era de 50 casos diários, subindo para 89 no dia 5 de janeiro. Isso reflete em demora no atendimento, mas não impacta nas hospitalizações por covid-19. A instituição também já anunciou várias alterações nos seus protocolos. Como aos pacientes de procedimentos eletivos que precisarão ter esquema vacinal completo, acompanhantes de pacientes em enfermarias não poderão ser idosos, além da retomada de vídeo chamadas para visitação nas UTIs.
De modo geral, a macrorregião Serra gaúcha possui 28 infectados em enfermarias e apenas sete em leitos de UTI. No Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha, há apenas um paciente em enfermaria desde o dia 7 de janeiro. Garibaldi tem apenas um infectado desde o dia 9, mas a UTI esvaziou no dia 7. Situações que são observadas nos principais hospitais da região, como mostra o quadro abaixo. Como referência aos 49 municípios, Caxias do Sul segue com os maiores números da região. No entanto, ainda bem distantes do que se observou durante quase todo o ano passado.
Ainda será preciso acompanhar a evolução de casos. Afinal, o caminho percorrido por outras variantes do coronavírus foi, primeiramente, um disparo nos casos para só depois haver pressão no sistema de saúde. Até o momento existe a compreensão de que a vacinação adiantada seja o fator que explique o fato de a grande maioria dos infectados não necessitarem de internações.
Situação nos hospitais da região*
Enfermaria covid
:: Caxias do Sul: 14 positivos e 16 suspeitos
:: Bento Gonçalves: 2 positivos e 3 suspeitos
:: Farroupilha: 1 positivo
:: Garibaldi: 1 suspeito
:: Gramado: 2 positivos
:: Canela: nenhum paciente covid
:: Vacaria: 2 suspeitos
UTI Covid
:: Caxias do Sul: 6 positivos e 5 suspeitos
:: Bento Gonçalves: 1 positivo
:: Farroupilha: 1 suspeito
:: Garibaldi: nenhum paciente covid
:: Gramado: nenhum paciente covid
:: Canela: nenhum paciente covid
:: Vacaria: 6 suspeitos
* Segundo o painel da Secretaria Estadual da Saúde, atualizado às 10h09min desta terça-feira (11).