O corpo de Pedrinho Baldasso, 76 anos, está sendo velado neste sábado (29) na sala A do Memorial Caravaggio, em Carlos Barbosa. Ele morreu pouco antes das 15h desta sexta-feira (28) após ser prensado por um tronco de uma árvore que ajudava o filho e o neto a cortar na propriedade onde morava, na Travessa Morro do Calvário, no bairro São Paulo. Uma cerimônia de despedida está marcada para as 15h e o sepultamento ocorre em seguida, no Cemitério Público Municipal da cidade.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, Baldasso e os familiares fatiavam o tronco de uma árvore já caída quando a madeira rolou e prensou o homem contra um trator, que estava parado nas proximidades. Quando os soldados e médico do Samu chegaram para prestar socorro, o homem já estava sem vida.
Em conversa com a reportagem, Sandra, filha de Baldasso, disse que o eucalipto havia sido derrubado pelo pai e pelos demais familiares com o objetivo de fazer tábuas. No momento do acidente, segundo ela, o homem já estava distante do tronco e ele foi atingido por um galho de grande porte que o prensou contra o trator.
— O tronco girou e um galho que estava do lado de baixo atingiu ele. Meu pai era uma pessoa extremamente ativa, ele gostava de trabalhar na terra — lembra a filha.
Conforme o titular da delegacia de Carlos Barbosa, delegado Marcelo Ferrugem, os familiares que presenciaram o acidente relataram que o homem tentou escapar da frente do tronco, sem sucesso. O filho de Baldasso prestou depoimento ainda na sexta-feira e o neto deve ser ouvido ao longo da próxima semana.
— Em princípio, foi um acidente realmente. Vai ser instaurado inquérito por questões formais, mas acredito que não irá resultar em responsabilizações — prevê o delegado.
Ainda segundo Ferrugem, a vítima tinha porte físico pequeno, o que pode ter contribuído para agravar os ferimentos. Baldasso era viúvo e deixa três filhos e dois netos. Ele era motorista aposentado e sempre viveu na propriedade onde ocorreu o acidente.