Na manhã dessa terça-feira (4), Flores da Cunha suspendeu, temporariamente, a aplicação de doses de reforço contra a covid-19 devido à falta de vacinas. Os imunizantes esgotaram na noite dessa segunda-feira, em função da grande procura. Uma nova remessa deve chegar nesta quarta-feira (5).
Ainda há dose de reforço da Janssen para as pessoas que fizeram a aplicação até o dia 6 de julho. A vacinação ocorre das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h, no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.
Essa é a segunda vez em uma semana que as doses acabam na cidade. Na semana passada, as doses terminaram no final da tarde de terça (28) e a vacinação foi retomada no início da tarde do dia seguinte, com a chegada de mais um lote. Segundo a secretária de Saúde do município, Jane Paula Baggio, os moradores de Flores, de forma geral, desde o início da imunização, buscaram pela vacina, e as viagens de férias fizeram com que a procura aumentasse, visto que, por vezes, é necessário apresentar o comprovante vacinal.
— Estamos com uma grande procura mesmo sendo um período de férias. E temos a previsão de recebimento de novas doses para amanhã (quarta), para, assim, darmos continuidade ao plano de vacinação. Meio esse que é de extrema importância diante do aumento de casos que estamos evidenciando neste início de ano —comenta a gestora.
Em Caxias do Sul, a vacinação segue concentrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Estão sendo ofertadas a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, a segunda dose para quem se vacinou com AstraZeneca ou Pfizer até 9 de novembro, a terceira dose em maiores de 18 anos que fizeram segunda aplicação em 4 de setembro e a dose de reforço para pessoas imunossuprimidas que fizeram a segunda dose dia 7 de dezembro. A imunização ocorre na Unidade Básica Vacinadora (UBV) Alvorada e nas UBSs Centro de Saúde, Cristo Operário, Cristo Redentor, Diamantino, Fátima Alta, Madureira, Mariani, Pioneiro, Planalto, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Século XX, Serrano, até as 15h. Nos postinhos Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê, o atendimento é até 19h. Já a UBS Forqueta imuniza mediante agendamento pelos telefones (54) 3901-1191 ou (54) 3901-2519.
A primeira dose para pessoas com mais de 18 anos e a segunda dose para quem se vacinou com CoronaVac até o dia 7 de dezembro são oferecidas na UBV Alvorada e nas UBSs Centro de Saúde, das 8h às 15h, e Cinquentenário, até as 19h. Já a dose de reforço da Janssen, para quem se vacinou há mais de dois meses, está sendo aplicada na UBV Alvorada e nas UBSs Centro de Saúde, Cristo Operário, até 15h, e também nas UBSs Cinquentenário, até 19h.
Em Bento Gonçalves, podem procurar a dose de reforço as pessoas com mais de 18 anos que realizaram a segunda dose (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) no intervalo de quatro meses. Também está sendo ofertada a primeira dose para pessoas a partir dos 12 anos, a segunda para quem fez a primeira dose de CoronaVac até 15 de dezembro e para quem se vacinou com Pfizer ou AstraZeneca até 8 de novembro. As doses podem ser encontradas nas UBSs Zatt, Zona Sul, Eucaliptos, Licorsul, Central, Maria Goretti, Santa Marta, Conceição, Aparecida, Santa Helena e Progresso, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. A dose de reforço da Janssen será aplicada com intervalo de dois meses da primeira dose nas unidades Zona Sul, Conceição e Ouro Verde, no mesmo horário.
Em Farroupilha, a vacina é ofertada nos quatro postos de saúde. As aplicações de primeira e segunda doses (Pfizer, Coronavac e AstraZeneca), além das doses de reforço estão sendo aplicadas diretamente nos postos Central, América, Primeiro de Maio e São José, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Já a dose de reforço da vacina Janssen é feita exclusivamente no Centro de Especialidades em Saúde (CES), no bairro Centenário, na Rua Ulderico C. Lodi, 255 , mediante agendamento, por meio dos telefones (54) 3268-5332 ou 3261-1094.
Em Canela, as vacinas estarão disponíveis em todas as UBSs, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. Cada imunizante é disponibilizado em dias específicos da semana: a CoronaVac nas quartas-feiras, a AstraZeneca nas segundas e quartas-feiras, e a Janssen será oferecida apenas na Unidade Central, conforme disponibilidade.
Em Vacaria, podem receber a segunda dose de Pfizer ou AstraZeneca quem se vacinou até o dia 8 de novembro e de CoronaVac quem se imunizou até o dia 6 de dezembro. Já a dose de reforço está sendo aplicada em quem recebeu a segunda dose até o dia 3 de setembro. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município.